Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Cidade

Bancos de leite humano precisam de doações

Ouvir

Por: Danielle CINTIA DA SILVA SANTOS

De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), é o único alimento que deve ser dado para os recém nascidos

De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), é o único alimento que deve ser dado para os recém nascidos

Foto: g1

20/05/2022
    Compartilhe:

O leite humano é um alimento importantíssimo para os bebês. De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), é o único alimento que deve ser dado para os recém nascidos, além de promover um melhor crescimento e desenvolvimento, além de proteger contra doenças, funcionando como se fosse a primeira vacina da criança. Entretanto, muitos bebês não podem receber o leite humano, seja por ausência da mãe ou por alguma questão de saúde. Por isso é essencial a doação desse alimento. 

O banco de leite do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) cadastrou em abril 72 doadoras, coletando quase 187 litros de leite. Entretanto, essa quantidade ainda não é suficiente para alimentar os recém nascidos na UTI Neonatal, que somam cerca de 170 bebês, e precisam ao todo de 300 litros por mês. Para doar o leite é preciso estar saudável, amamentando e ter leite excedente. Quem quiser fazer doações de leite humano no Recife basta procurar os quatro polos municipais: 

  • Maternidade Professor Bandeira Filho, Rua Londrina, s/n, Afogados, Recife.

  • Hospital da Mulher do Recife, BR-101, s/n, Curado, Recife.

  • Policlínica e Maternidade Professor Arnaldo Marques, Avenida Dois Rios, s/n, Ibura, Recife.

  • Policlínica e Maternidade Professor Barros Lima, Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar, 6465, Casa Amarela, Recife.

Para doar na Maternidade Bandeira Filho, é preciso entrar em contato pelo número (81) 3355-2235, para receber as orientações. O banco de leite no Hospital da Mulher do Recife funciona 24 horas para atendimento aos recém-nascidos, e também disponibiliza um serviço de cadastro para o recolhimento das doações em domicílio. O funcionamento é das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira. Contato: (81) 2011-0174. As outras duas unidades, as policlínicas e maternidades Professor Arnaldo Marques e Professor Barros Lima, funcionam de segunda a sexta, durante 24 horas. É possível também doar recipientes para  guardar o leite. Qualquer pessoa pode ajudar doando embalagens de vidro, transparentes, com boca larga e de tampa rosqueável de plástico, como os potes de café solúvel.

Reportagem João Paulo Ribeiro 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook