Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Bancos de leite humano registram queda nas doações no início do ano

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Serviços convocam mães que produzem leite além da necessidade do filho para abastecer as unidades e beneficiar bebês internados

Serviços convocam mães que produzem leite além da necessidade do filho para abastecer as unidades e beneficiar bebês internados

Foto: G1 Distrito Federal -Breno Esaki

27/01/2021
    Compartilhe:

Com as férias de janeiro, somadas à própria pandemia, os postos de coleta de leite humano em Pernambuco viram uma expressiva baixa nos estoques e nas doações do alimento, essencial para a nutrição de bebês nos primeiros anos de vida. Sendo assim,  os hospitais convocam as mães que produzem leite além da necessidade do filho para realizar o gesto de solidariedade da doação. Quatro bancos de leite da gestão estadual estão precisando do alimento para a recuperação de bebês internados em unidades de Terapia Intensiva (UTI), Neonatal, Cuidados Intermediários e Alojamento Canguru. São eles: os hospitais Agamenon Magalhães (HAM) e Barão de Lucena (HBL), no Recife; o Jesus Nazareno, em Caruaru; e o Dom Malan, em Petrolina. Além desses, há outros serviços municipais e da rede privada que também precisam das doações. 

Atualmente, o estoque do banco de leite humano do Hospital Agamenon Magalhães (HAM) possui 35 litros armazenados. A quantidade atende a demanda por cerca de um mês, com apoio de apenas cinco doadoras fixas. O serviço utiliza 1,2 litro por dia para os recém-nascidos internados na UTI Neonatal. Para atender bem toda a demanda, o banco precisaria de uma média de 60 litros. No Hospital Jesus Nazareno, em Caruaru, no Agreste, o estoque atual é de 16,8 litros, com consumo diário de 1,9 litros. O quantitativo supre a demanda de apenas oito dias do serviço. A maior parte das doações têm sido feitas por seis doadoras externas.

No Barão de Lucena, na capital pernambucana, o estoque atual é de 15 litros de leite materno. A unidade utiliza cerca de 800 ml diariamente para atender os bebês da UTI Neonatal. Atualmente, o serviço conta com duas doadoras externas. No Hospital Dom Malan, em Petrolina, no Sertão do Estado, o estoque atual conta com apenas 2,5 litros de leite. O consumo diário no serviço é de 1 litro.  

As mães doadoras precisam estar saudáveis e só devem doar o alimento se estiverem produzindo em excesso.

Confira mais informações na reportagem de Cynthia Ventura, clicando no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook