Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Cultura

Blocos Líricos reforçam a tradição centenária em Pernambuco

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Com saudosismo, poesia e muita música, os tradicionais blocos líricos de Pernambuco seguem cantando e encantando multidões há mais de cem anos. O Bloco da Flores é um exemplo dessa tradição

Com saudosismo, poesia e muita música, os tradicionais blocos líricos de Pernambuco seguem cantando e encantando multidões há mais de cem anos. O Bloco da Flores é um exemplo dessa tradição

Foto: Reprodução/Instagram Bloco das Flores

10/02/2024
    Compartilhe:

No compasso frenético do Carnaval, as ruas de Pernambuco se enchem de vida, cores e ritmos. Mas, entre as multidões e batuques, há uma melodia especial que ressoa nos ouvidos e corações dos foliões. 

Ao som do ritmo compassado e letras que contam histórias de tempos passados, os blocos líricos se destacam por resgatar o brilho das celebrações carnavalescas de forma única, cantando e encantando com versos poéticos. Geralmente os grupos são formados por uma orquestra acompanhada de um coral feminino e de cordões de pastoras, pastores e crianças. 

Em Pernambuco, onde se respira carnaval o ano todo, as famosas agremiações surgiram ainda na década de 20 com o bloco lírico do Carnaval do Recife, o Bloco das Flores. O primeiro desfile do grupo contou com a presença de cem mulheres vestidas de branco, em alusão ao nome inicial, que era Bloco das Flores Brancas. A agremiação, inclusive, era formada exclusivamente por mulheres. Isso porque os idealizadores do bloco queriam garantir a segurança das "moças de família" durante os blocos carnavalescos. 

O professor e historiador, Filipe Domingues, ressalta a necessidade de mantermos a tradição dos Blocos Líricos na nossa história.

Mas, nesses 104 anos de existência, o que faz com que o Bloco das Flores continue sendo essa referência de bloco lírico e também de festa? De acordo com Jane Emirce, que atua como secretária, conselheira e produtora do Bloco das Flores, as tradições são responsáveis por manter a história do grupo viva.

Neste carnaval, a agremiação tem como tema “Eterna Gratidão” e homenageia Jane Emirce, figura importante na história do bloco. 

Ouça a matéria da repórter Maria Luna no 'Play' acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook