
Brasil passa a exigir teste negativo de covid-19 para entrada no país
Regra vale para brasileiros e estrangeiros que vierem do exterior

Foto: Diego Vara - via ABR
Por Agência Brasil
A partir de hoje (30), passageiros de voos internacionais que embarcarem para o Brasil precisarão apresentar um teste RT-PCR negativo ou não reagente para covid-19. O exame deve ter sido feito até 72 horas antes da viagem. A obrigatoriedade vale para todos os viajantes, brasileiros ou estrangeiros, independentemente de sua origem.
Crianças menores de 2 anos estão dispensadas da apresentação do teste, assim como crianças com idade entre 2 e 12 anos, desde que seus acompanhantes cumpram todas as exigências. Já crianças entre 2 e 12 anos viajando desacompanhadas são obrigadas a apresentar o exame, da mesma forma que os demais viajantes.
A medida está prevista na portaria nº 648/2020, publicada na semana passada, que e também trata da proibição, em caráter temporário, da entrada no Brasil de voos com origem ou passagem pelo Reino Unido e Irlanda do Norte. No último dia 17, o governo já havia determinado a exigência do exame na portaria nº 630/2020.
Declaração de Saúde do Viajante
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), brasileiros e estrangeiros que vierem do exterior por via aérea deverão preencher a Declaração de Saúde do Viajante (DSV) e apresentar o e-mail de comprovação de preenchimento para a companhia aérea.
O teste deverá ter sido realizado em laboratório reconhecido pela autoridade de saúde do país do embarque. Na hipótese de voo com conexões ou escalas em que o viajante permaneça em área restrita do aeroporto, o prazo de 72 horas será considerado em relação ao embarque no primeiro trecho da viagem.
As obrigações fixadas pela norma não valem para voos procedentes do exterior com paradas técnicas ou conexão no Brasil desde que não ocorra qualquer procedimento de desembarque seguido de imigração.
O descumprimento da exigência pode gerar responsabilização civil ou penal, deportação de volta ao país de origem ou a invalidação do pedido de refúgio, caso ele existe.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 22/01/2021
Entraves políticos e diplomáticos do governo federal para aquisição da vacina são criticados por André Longo
Secretário de Saúde de Pernambuco disse que o governo de Pernambuco...
- Por REDAÇÃO
- 21/01/2021
Prefeitura do Recife já vacinou 2.714 pessoas conta a Covid-19
Ao todo, foram visitados 35 locais, entre unidades de saúde com serviços...
- Por REDAÇÃO
- 21/01/2021
Prefeitura do Recife terá que informar ao TCE a situação do oxigênio no município
Diante da situação de colapso na cidade de Manaus, no Amazonas, o Tribunal...
- Por REDAÇÃO
- 21/01/2021
PE registra 1.985 novos casos da Covid-19, nesta quinta-feira (21)
Também foram confirmados 35 novos óbitos pela doença, no estado
- Por REDAÇÃO
- 21/01/2021
Deputado solicita a inclusão de pessoas com deficiência e doenças raras na prioridade da vacina contra a Covid
O pedido de inclusão foi feito pelo deputado estadual Wanderson Florêncio
- Por REDAÇÃO
- 21/01/2021
Vacina Coronavac chega a todos os municípios pernambucanos
O quantitativo enviado pelo Ministério da Saúde não é suficiente para...