Brasil quebra tabu de 35 anos e vence Paraguai pelas Eliminatórias
Neymar e Paquetá marcam na vitória por 2 a 0 na capital Assunção

Foto: Lucas Figueiredo/CBF/Direitos Reservados
Por Agência Brasil
A seleção brasileira voltou a derrotar o Paraguai fora de casa após 35 anos. Nesta terça-feira (8), os comandados de Tite superaram os anfitriões por 2 a 0 no estádio Defensores del Chaco, na capital paraguaia Assunção, pela oitava rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo do Catar, em 2022.
O Brasil foi a 18 pontos em seis partidas, na ponta das eliminatórias, seis pontos a frente da vice-líder Argentina. Os quatro primeiros colocados vão direto à Copa do Mundo, enquanto o quinto disputará uma repescagem mundial. Os jogos válidos pela quinta e sexta rodadas do classificatório haviam sido adiados (e ainda não remarcados) devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19).
Tite promoveu mudanças na equipe que superou o Equador por 2 a 0 no Beira-Rio, em Porto Alegre, na última sexta-feira (4). No gol, Ederson assumiu o lugar de Alisson. O meia Lucas Paquetá saiu para o atacante Roberto Firmino sair jogando. Também na frente, Gabriel Jesus foi utilizado na vaga que, no jogo anterior, foi de Gabriel Barbosa.
Os brasileiros precisaram de três minutos para saírem na frente. Lançado pelo lateral Danilo, Gabriel Jesus subiu na direita e cruzou. A bola sobrou para o também atacante Neymar, quase na pequena área, concluir para o gol. Os paraguaios tentaram reagir, mas a melhor oportunidade foi um chute de fora da área do zagueiro Omar Alderete, aos sete minutos, que explodiu no travessão. O escrete canarinho teve oportunidades para ampliar. Nos acréscimos da etapa inicial, o atacante Richarlison balançou as redes, mas em posição de impedimento - o lance foi anulado.
No segundo tempo, o Brasil encontrou mais dificuldades para entrar na área paraguaia. Mesmo assim, criou oportunidades. Aos nove minutos, após escanteio batido por Neymar na direita, o zagueiro Marquinhos cabeceou rente à trave direita. Aos 18, Gabriel Jesus tomou a bola na intermediária e abriu para Neymar na área, pela esquerda. O camisa 10 arrematou cruzado, também muito próximo à trave dos anfitriões.
Aos poucos, o Paraguai foi tomando o controle das ações ofensivas, dificultando a saída de bola brasileira, mas sem criar chances realmente claras. Na melhor delas, aos 41 minutos, o lateral Alberto Espínola teve a chance do empate em uma bola que sobrou na área pela direita, mas parou em Ederson. No contra-ataque, o Brasil liquidou a partida. Nos acréscimos, Neymar avançou pelo meio e rolou na direita para Lucas Paquetá, da entrada da área, chutar cruzado, de primeira, no canto do goleiro Antony Silva, fechando o placar.
O próximo compromisso do Brasil será a Copa América. A estreia é domingo (13), às 18h (horário de Brasília), diante da Venezuela, no Mané Garrincha, em Brasília. A seleção de Tite está no Grupo B da competição, ao lado de Colômbia, Equador e Peru.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 30/04/2025
Recife sediará, pela primeira vez, o Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística
Evento será realizado entre os dias 31 de agosto e 7 de setembro no...
- Por REDAÇÃO
- 26/04/2025
Retrô x Figueirense: 130 PMs atuam na Arena de Pernambuco, neste sábado
Operação contará com patrulhamento interno, externo, monitoramento por...
- Por REDAÇÃO
- 24/04/2025
Polícia nega que houve racismo em casca de banana arremessada no banco de reservas do Sport
Caso aconteceu numa partida entre Sport e Internacional pelo Brasileirão...
- Por REDAÇÃO
- 23/04/2025
Confronto entre Sport e Fortaleza terá torcida visitante neste sábado
Acordo previa torcidas únicas por conta de conflitos recentes envolvendo as...
- Por REDAÇÃO
- 22/04/2025
Ex-atacante Kuki, ídolo do Náutico, é internado após sofrer AVC
O ex-jogador está consciente e já apresenta melhoras nos movimentos
- Por REDAÇÃO
- 20/04/2025
Pela estreia na Série D, Santa Cruz visita o Treze, em Campina Grande
Partida acontece no Estádio Amigão em Campina Grande, às 16h de hoje (20)