Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Esportes

Hugo Calderano é impedido de entrar nos EUA por ter visitado Cuba em 2023


Por: REDAÇÃO Portal

Regra americana impede entrada de estrangeiros que estiveram na ilha após 2021; atleta tentava disputar torneio em Los Angeles

03/07/2025
    Compartilhe:

Regra americana impede entrada de estrangeiros que estiveram na ilha após 2021; atleta tentava disputar torneio em Los Angeles

Foto: Divulgação/ITTF

O mesatenista brasileiro Hugo Calderano foi impedido de entrar nos Estados Unidos após ter sua autorização negada por causa de uma visita a Cuba em 2023. O atleta, que usava o passaporte português por meio do programa de isenção de visto (ESTA), teve o embarque bloqueado ao tentar chegar a Los Angeles, onde disputaria um campeonato internacional de tênis de mesa a partir desta sexta-feira (5).

Desde 2023, Cuba integra uma lista de países considerados restritos pelos EUA, junto com Irã, Iraque, Coreia do Norte e outros, conforme determina uma regra criada em 2015, sob o argumento de combate ao terrorismo. Segundo a legislação, qualquer cidadão do país participante do programa de dispensa de visto que tenha visitado essas nações após 12 de janeiro de 2021 precisa solicitar um visto convencional, o que não foi feito por Calderano a tempo da competição.

A visita à ilha caribenha ocorreu quando o atleta disputou o Campeonato Pan-Americano e a classificatória para os Jogos Olímpicos de Paris. A assessoria de Calderano informou que ele tentou obter um visto emergencial para participar do torneio nos EUA, mas o pedido foi negado, impossibilitando sua presença na competição.
 

Not��cias Relacionadas

Comente com o Facebook