Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Brasil registra primeiro caso da nova variante da covid-19 em São Paulo; paciente já está curada

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Segundo o Ministério da Saúde, a paciente apresentou os primeiros sintomas de febre, tosse, fadiga e dor na cabeça em 30 de julho

Segundo o Ministério da Saúde, a paciente apresentou os primeiros sintomas de febre, tosse, fadiga e dor na cabeça em 30 de julho

Foto: G1 / Divulgação

18/08/2023
    Compartilhe:

O Ministério da Saúde, confirmou, no fim da noite da quinta-feira (17), o primeiro caso da subvariante EG.5 do coronavírus, chamada popularmente de Eris. A ocorrência foi registrada em São Paulo, na capital, em uma paciente de 71 anos, que teve sintomas no fim de julho, em um hospital particular. A mulher não tem histórico de viagem e de acordo com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), ela já está curada.

Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que "a paciente apresentou os primeiros sintomas de febre, tosse, fadiga e dor na cabeça em 30 de julho". A idosa fez a coleta para exame laboratorial no dia 8 de agosto e tem o esquema vacinal completo.

De acordo com Filipe Prohaska, médico infectologista, se o vírus se confirmar com capacidade letal, as recomendações devem ser reavaliadas.

A variante é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), uma mutação com alta capacidade de transmissão e de escape imune. Até o momento, a Éris foi identificada em 51 países. Também na quinta-feira (17), a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) já havia alertado, em nota, que a nova subvariante possivelmente estava em circulação no Brasil.

Filipe Prohaska ainda destaca que o retorno do uso de máscaras pode ser uma realidade, no entanto, no momento, não existe essa necessidade.

Com a notificação do primeiro caso da nova variante no Brasil, é importante reforçar a importância de que a vacinação é a principal medida para combater a Covid-19 e evitar um novo colapso na saúde pública, que culminaria em mais mortes pelo vírus.

Confira as informações com o repórter Guilherme Camilo, clicando no 'play' acima.
 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook