Câmara de Arcoverde vai decidir sobre cassação de vereadora por fala capacitista na próxima sexta
O relatório será apresentado na próxima sexta-feira (10), e votado em sessão plenária para definir se a cassação do mandato deve continuar ou não

Foto: Reprodução/Câmara dos Vereadores de Arcoverde
A Câmara de Vereadores de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, criou uma Comissão Prévia para analisar os pedidos de cassação da parlamentar Zirleide Monteiro (PTB). O procedimento de Apuração e Responsabilidade contra Zirleide decidirá se ela terá o mandato cassado.
No dia 30 de outubro, a vereadora afirmou, em sessão plenária, que uma mãe teve um filho com deficiência por "castigo de Deus". A declaração repercutiu nacionalmente.
Na ocasião, Zirleide fez referência à vice-presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Arcoverde, Luzia Damasceli, mãe de uma criança portadora do transtorno do espectro autista (TEA).“Não preciso citar o nome da cidadã, que o castigo de Deus ele dá aqui em vida. Quando ela veio com um filho deficiente, é porque ela tinha alguma conta a pagar com aquele lá de cima. Ela já veio para sofrer”, afirmou a parlamentar.
Em vídeo publicado nas redes sociais, a assistente social Luzia Damasceli disse que a fala atingiu todas as mães e pais de pessoas com deficiência. “Ela deveria estar lutando e apresentando projetos em benefício da comunidade, mas resolveu perder seu tempo para tentar humilhar a mãe de uma pessoa com deficiência”, afirmou Luzia.
O relatório será apresentado na próxima sexta-feira (10), e votado em sessão plenária para definir se a cassação do mandato deve continuar ou não.
Confira as informações com o repórter Israel Teixeira clicando no ‘play’ acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 16/05/2025
Raquel Lyra nomeia novo administrador adjunto de Fernando de Noronha
Virgílio de Almeida Ignácio de Oliveira deve ocupar o cargo enquanto o...
- Por REDAÇÃO
- 16/05/2025
Pesquisa Simplex: prefeito de Cachoeirinha, André Raimundo, tem 84,5% de aprovação
A margem de erro é de 4,8% para mais ou para menos
- Por REDAÇÃO
- 09/05/2025
Simplex em Santa Cruz do Capibaribe: Helinho Aragão tem 84,8% de aprovação
A pesquisa aconteceu entre os dias 5 e 6 de abril com 400 entrevistados
- Por REDAÇÃO
- 07/05/2025
Comisssão de Finanças da Alepe altera pedido de empréstimo solicitado pelo Governo de Pernambuco
Metade do valor de R$ 1,5 bilhão será destinada aos 184 municípios
- Por REDAÇÃO
- 07/05/2025
Alepe aprova título de cidadão pernambucano ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas
Projeto de resolução de autoria de Joel da Harpa (PL) foi aprovado por 21...
- Por REDAÇÃO
- 05/05/2025
Justiça cassa mandatos do prefeito e vice de Exu por abuso de poder político
Obra divulgada nas redes sociais às vésperas da eleição de 2024 motivou...