Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

“Lamentável a decisão da governadora”, afirma Lula Cabral, prefeito do Cabo, à CBN Recife


Por: REDAÇÃO Portal

A declaração foi dada após Raquel Lyra (PSD) negar a solicitação da Força Nacional no município

27/06/2025
    Compartilhe:

A declaração foi dada após Raquel Lyra (PSD) negar a solicitação da Força Nacional no município

Foto: Hesíodo Góes/Secom

O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral (SD), criticou a decisão da governadora Raquel Lyra (PSD) de não solicitar ao governo federal o envio da Força Nacional de Segurança Pública para conter a violência no município. À CBN Recife, nesta sexta-feira (27), Lula Cabral classificou a decisão de Raquel como “lamentável”. 

“É lamentável a decisão da governadora de não atender ao pedido do povo do Cabo, que clama por segurança. O povo do Cabo não sai mais de casa, é constantemente abordado nas ruas. Nós estamos fazendo a nossa parte. O município tem se desdobrado para poder ajudar a Polícia Militar, só que as facções estão mandando no cabo Santo Agostinho. Eu estou muito preocupado e é o meu dever procurar as autoridades competentes para solicitar a (presença da) Força Nacional”, declarou.

Em resposta ao pedido de Lula Cabral (PSD), Raquel Lyra disse que a medida não é necessária pois, entre janeiro e maio deste ano, houve uma redução nos índices de criminalidade na cidade, em comparação ao mesmo período de 2024. Segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS), os homicídios tiveram redução de 11%; a violência doméstica caiu 16%; e os roubos, 22%.

No entanto, dados oficiais de 2025 quanto às mortes violentas intencionais, considerando o período de janeiro a maio, mostram que o município está em uma crescente de violência. Nos cinco meses observados, já foram registrados 68 assassinatos. Desses, foram apenas 17 no mês de maio. 

À CBN Recife, Cabral afirmou que “os esforços ditos pela gestão estadual não são sentidos, na prática, no município, cuja atuação do 10º BPM também engloba a cidade de Ipojuca.

“Tem mais de 150 mandados de prisão em aberto no Cabo de Santo Agostinho. Tem 320 policiais para 210 mil habitantes. Nós temos nove praias e Ipojuca deve ter mais uns 10 a 15 km de praias. Como é que você recebe tanta gente na cidade e tem apenas 320 policiais? É lamentável! Eu fiquei muito triste", concluiu.

De acordo com o Governo de Pernambuco, para auxiliar na redução da criminalidade, cerca de 7 mil novos policiais serão noemados até o mês de agosto. Porém, não foi informado pela gestão estadual quantos desses novos agentes atenderão o Cabo de Santo Agostinho. 

Not��cias Relacionadas

Comente com o Facebook