Câmara Municipal do Recife vota "Protocolo Violeta" que combate a violência de gênero nesta segunda (8)
O documento, de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), é inspirado no "Protocolo No Callem" de Barcelona, que resultou na prisão do jogador Daniel Alves por estupro

Foto: G1
Com o objetivo de criar uma rede de combate ao assédio na capital pernambucana, a Câmara Municipal do Recife vota, nesta segunda-feira (8), a partir das 15h, o Projeto de Lei 106/21, de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB). Intitulado Protocolo Violeta, o documento, que é inspirado no "Protocolo No Callem" de Barcelona, e que resultou na prisão do jogador Daniel Alves por estupro prevê a capacitação de funcionários de bares, casas noturnas e outros estabelecimentos para previnir e combater a violência e a importunação sexual.
A proposta também destaca a importância dos princípios a atenção, respeito e a garantia da privacidade a quem denuncia. No texto, é determinado que os estabelecimentos especificados devem adotar medidas de prevenção, acolhimento e denúncia de casos de violência contra as mulheres e a importunação sexual, além de estabelecer multa por descumprimento das ações previstas.
Como forma de acelerar a tramitação do projeto, uma campanha virtual foi realizada, reunindo mulheres e entidades que lutam em defesa dos direitos do gênero. Também participaram do debate representantes do Ministério Público e segurança pública, além de proprietários de estabelecimentos comerciais e seus representantes, como a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL).
Ouça a notícia com o repórter Guilherme Camilo, clicando no 'play' acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 01/08/2025
Cidade sem cascos: Os impactos físicos e comportamentais causados nos cavalos de tração
Veterinária afirma que os equinos possuem uma estrutura física que permite...
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Cidade sem cascos: Como a proibição de carroças para tração animal criou um impasse no Recife
A implementação da Lei de nº 17.918/2013, que ainda não foi implementada...
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
Recife lança nova política de saúde para população negra e cria comitê técnico permanente
Iniciativa marca avanço no combate ao racismo institucional e à promoção...
- Por REDAÇÃO
- 28/07/2025
Recife entra em estágio de atenção com possibilidade de continuidade das chuvas
Nas últimas 24h, o bairro do Cordeiro, na Zona Oeste, foi onde mais choveu...
- Por REDAÇÃO
- 25/07/2025
Prefeitura do Recife e UFPE promovem seminário sobre habitação popular de qualidade
O evento acontece nos dias 6 e 7 de agosto, no Porto Digital
- Por REDAÇÃO
- 25/07/2025
Praça do Arsenal, no Recife, passa por obra para resgate do projeto de Burle Marx
A área já está isolada e os serviços devem ser concluídos até 15 de...