Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Câncer de próstata é potencialmente curável, afirma urologista

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Preconceito dos homens com o exame preventivo principal complica o diagnóstico

Preconceito dos homens com o exame preventivo principal complica o diagnóstico
26/11/2019
    Compartilhe:

Este mês é conhecido como novembro azul, época do ano marcada pela conscientização do público masculino acerca da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, esse tipo é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. 

Muito da incidência dessa doença nos homens se dá pelo preconceito com o exame preventivo principal, o toque retal, que torna o tratamento mais complicado.Em entrevista concedida ao programa CBN Recife, o urologista, Roberto Cohen, explicou que a doença é potencialmente curável, desde que ela seja diagnóstica nas fases iniciais. “Hoje, o que se preconiza a Organização Mundial de Saúde é que homens, acima de 50 anos, que não tenham nenhum antecedente familiar positivo para câncer de próstata, eles devem fazer o exame de PCA e o toque retal para poder ter o diagnóstico mais precoce possível”, destaca o médico. 

Ele ainda ressaltou a importância do toque retal para um resultado mais efetivo do exame preventivo. “De maneira nenhuma, o toque retal deve ser postergado, deve ser realizado sempre. O toque retal é fundamental na avaliação do paciente com tumores de próstata, devemos fazer a análise do PCA em conjunto com o toque retal”, afirma. 

Confira outras informações na entrevista com Roberto Cohen, disponível no play acima.  

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook