Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Acontece

Carnaval de Pernambuco não contará com câmeras de videomonitoramento da SDS

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Especialista em segurança afirma que "Decisão do Governo de Pernambuco foi completamente errada"

Especialista em segurança afirma que

Foto: Reprodução/G1

24/01/2024
    Compartilhe:

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco desativou todas as 358 câmeras de videomonitoramento do Estado. O governo afirma que a medida foi tomada após uma auditoria do Tribunal de Contas, que determinou que fosse realizada uma nova licitação para adquirir outros equipamentos. No entanto, a resposta do TCE foi dada em fevereiro de 2023 e o Estado abriu o processo licitatório apenas em dezembro. 

Planejamento para o Carnaval

Durante o Carnaval, que é um período que necessita de segurança reforçada, o Estado não vai contar com os equipamentos da SDS. No entanto, a Secretaria afirma que drones e aeronaves de segurança estarão distribuídos em Pernambuco. Além disso, também ressaltou que estão sendo realizadas, desde outubro de 2023, reuniões com prefeitos, diretores de blocos e agremiações, além de órgãos parceiros para garantir a segurança dos pernambucanos e turistas.

Já a Prefeitura do Recife informou que a capital pernambucana vai contar com um esquema de segurança reforçado com 70 câmeras de monitoramento nos polos de folia. 

No entanto, o especialista em segurança e pesquisador da UFPE, Armando Nascimento, afirma que o desligamento das câmeras faz com que o Estado sofra um forte impacto negativo, pois “a decisão do Governo de Pernambuco foi completamente errada”. O especialista ressalta que não há policiais suficientes nas ruas do Estado, o que reforça a necessidade de contar com os equipamentos tecnológicos para conferência e monitoramento de possíveis ocorrências durante o Carnaval, em especial porque Recife e Olinda são uns dos maiores carnavais do mundo e recebem um grande número de turistas nos dias de festa. 

Ouça a matéria da repórter Aline Melo no 'Play' acima. 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook