Trabalhadores vítimas de condições análogas à escravidão são resgatados em Caruaru
Oriundos de diversos municípios do interior de Pernambuco, as vítimas viviam em situação degradante

Foto: Reprodução
Seis trabalhadores em condições análogas à escravidão foram resgatados em uma granja localizada na Zona Rural de Caruaru, no Agreste. Esses empregados, que atuavam no abate de aves, carregamento de caminhões e fornecimento de frangos vivos e abatidos para feiras livres, viviam em situação degradante, expostos a riscos de acidentes e sem registro em carteira.
Na inspeção, foi constatado que os trabalhadores dormiam em colchões sujos, apoiados em caixotes de transportar galinhas. Eles estavam alojados no mesmo galpão em que eram armazenados sacos de esterco, pneus e carrocerias de caminhão. O local também não possuía instalações sanitárias, água potável ou condições mínimas de higiene.
As irregularidades ainda se estendiam ao ambiente de trabalho, que incluía atividades em altura sem qualquer proteção, além do uso de máquinas sem sistemas de segurança e sem Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados. Um acidente com barra metálica que atingiu o olho de um trabalhador não foi comunicado oficialmente, descumprindo a legislação trabalhista.
A operação foi realizada pela Auditoria Fiscal do Trabalho em conjunto com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Ministério Público do Trabalho (MPT), além do apoio da Polícia Federal (PF). Após o resgate, houve a rescisão contratual de todos os trabalhadores.
O empregador foi notificado a pagar R$ 291 mil em verbas rescisórias e os resgatados foram cadastrados para receber três parcelas do seguro-desemprego especial, benefício previsto para vítimas de trabalho análogo à escravidão.
De acordo com o MPT, a empresa se recusou a firmar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), e, por isso, será alvo de uma ação civil pública para responsabilização judicial. As vítimas, que são oriundas de diversos municípios do interior de Pernambuco, também serão encaminhados aos serviços de assistência social dos municípios e do governo estadual para acompanhamento e apoio psicossocial.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 14/07/2025
Começam nesta segunda-feira as inscrições do Fies para o 2º semestre
São 44 mil vagas para financiar graduação em faculdades privadas
- Por REDAÇÃO
- 14/07/2025
Túnel da Abolição, no bairro da Madalena, é liberado após 5 dias de interdição
O túnel estava interditado por conta de um alagamento registrado na última...
- Por REDAÇÃO
- 13/07/2025
CNU 2025: inscrições poderão ser pagas através do PagTesouro; saiba mais
A plataforma do Tesouro Nacional, aceita pagamentos via Pix, saldo em...
- Por REDAÇÃO
- 12/07/2025
Carro pega fogo em Jaboatão dos Guararapes, na RMR; não houve vítimas
O incêndio aconteceu na Avenida Barreto de Menezes, próximo ao Shopping...
- Por REDAÇÃO
- 12/07/2025
Mega-Sena pode pagar prêmio acumulado em R$ 38 milhões neste sábado
As apostas podem ser realizadas até às 19h