Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Acontece

Cemit alerta para cuidados na praia durante o feriado do Ano Novo


Por: REDAÇÃO Portal

Durante o feriado, algumas espécies de tubarões estarão mais ativas

Durante o feriado, algumas espécies de tubarões estarão mais ativas

Foto: Rosália Vasconcelos

28/12/2023
    Compartilhe:

O Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (CEMIT) alerta que os dias 30 e 31 de dezembro e o 1° de janeiro serão de lua cheia, o que significa que serão formadas as marés vivas, ou seja, um intenso aumento e diminuição do nível da água. Neste período crepuscular algumas espécies de tubarões ficam mais ativas e buscam águas rasas para se alimentar, o que aumenta os riscos de incidentes. Por isso, o comitê indica quais são as condições de menor risco para a entrada no mar. 

O indicado é que os banhistas só entrem no mar nas áreas de praias em que os arrecifes estiverem formando piscinas naturais. De acordo com a secretária executiva do Cemit, Danise Alves, os arrecifes funcionam como barreiras naturais que protegem a faixa de água mais próxima da areia e o mar aberto.

O comitê ainda alerta para que a população fique atenta aos horários das marés, que vão coincidir com o início da manhã e o fim da tarde. Durante o feriado de Ano Novo, o melhor horário para banho será das 11h às 13h, quando as marés estão mais secas. 

Nas condições de maré alta não é recomendado entrar na água em qualquer trecho entre a Praia do Paiva, no Cabo, e a Praia do Farol, em Olinda, já que existe maior possibilidade  de um encontro com tubarões, que tendem a se aproximar da costa. 

A proibição para banho ocorre em um único ponto, em um trecho de 2,2 km da Praia de Piedade, entre a Igrejinha de Piedade e o Hotel Barramares. 

O Cemit também alerta para que os banhistas respeitem as placas de sinalização de riscos de incidentes com tubarões. Além disso, Danise afirma que é importante que a população evite entrar em locais onde a água se encontra turva, já que os animais ficam mais confusos em busca de sua presa e procuram locais mais próximos à praia. 

A orientação é para evitar o banho de mar nas seguintes condições:

- Se estiver com algum tipo de ferida ou sangramento, pois fluidos sanguíneos podem ativar o olfato dos animais;

- Durante períodos chuvosos, que aumentam a turbidez da água, fazendo com que os animais não diferenciem bem suas presas naturais de humanos; 

- Em locais próximos às desembocaduras de rios, os rios deságuam em grandes quantidades de sedimentos e matéria orgânica no mar que, além de deixar a água turva, tende a atrair animais marinhos que podem oferecer riscos de incidentes. Além disso, essas regiões podem ser utilizadas como berçários de algumas espécies de tubarões;

- Se tiver consumido bebida alcoólica;

- Se estiver sozinho(a);

- Se possuir objetivos brilhantes ou chamativos, que podem aguçar os sentidos dos animais.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook