Cientistas da Fiocruz descrevem, em estudo, maior surto de Candida auris do País, ocorrido em Pernambuco
Brasil se prepara para chegada do fungo desde 2017

Foto: Reprodução/Adobe Stock
Em 11 de janeiro do ano passado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmava o terceiro surto do fungo Candida auris no Brasil; e o então o centro de registros expressivos do número de casos da doença foi em Pernambuco, no Hospital da Restauração, localizado no bairro do Derby, na área central do Recife.
Agora, pouco mais de um ano depois, cientistas da Fundação Oswaldo Cruz apontam que os 48 casos confirmados, registrados entre novembro de 2021 e fevereiro de 2022, foram o maior surto já causado pelo fungo na história do país.
A infecção por Candida auris preocupa os pesquisadores exatamente porque, diferente da maioria dos fungos ambientais conhecidos, apresenta tolerância a temperaturas elevadas de 37°C a 42°C, além de ser resistente aos principais medicamentos antifúngicos e ser capaz de sobreviver por longos períodos fora de hospedeiros humanos.
Casos da doença têm sido registrados em todo o mundo, e quase sempre associados à alta morbidade e mortalidade. O fungo apareceu pela primeira vez no Japão, em 2009; e, desde então, com exceção da Antártica, todos os continentes do planeta já registraram a doença.
De volta ao Brasil, o primeiro caso da C. auris nas terras tupiniquins foi identificado na Bahia, em novembro de 2020, mas, desde março de 2017, o país tem se preparado para a chegada do fungo.
De acordo com o cientista Reginaldo Gonçalves de Lima Neto, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e um dos envolvidos na pesquisa da Fiocruz, o rápido diagnóstico desses pacientes foi devido ao Sistema Único de Saúde, e por conta dessa celeridade foi possível observar “que houve um baixo número de óbitos entre esses pacientes”.
O estudo feito demonstrou, segundo o pesquisador, “que a presença de Candida auris em pacientes não quer dizer necessariamente que eles vão evoluir para o óbito. O fungo pode colonizar o paciente e ainda há medidas para impedir que essa infecção se dissemine [nele]”.
Os estudos sobre o maior surto do fungo Candida auris no Brasil serão publicados na revista Frontiers in Cellular and Infection Microbiology, um dos periódicos mais importantes do mundo na área.
Confira mais informações na reportagem de Assíria Florêncio disponível no play acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 01/08/2025
Criança é diagnosticada com meningite tipo B em Garanhuns, mas apresenta melhora
Caso raro da forma bacteriana grave da doença foi confirmado por exame;...
- Por REDAÇÃO
- 01/08/2025
Projeto da UFPE busca voluntárias para pesquisa sobre câncer de mama
As mulheres irão receber uma avaliação física e cardiológica e acesso ao...
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Prefeitura disponibiliza duas mil vagas em Mamógrafo Móvel em bairros do Recife; confira
Ao todo, veículo irá circular por 25 locais diferentes em agosto
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Secretaria de Saúde de Pernambuco confirma quinta morte por dengue em 2025
A vítima foi um homem de 74 anos, morador de Ouricuri, no Sertão
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
Estado anuncia vacina contra hepatite A para quem utiliza Profilaxia Pré-Exposição ao HIV; entenda
Disponibilização do imunizante acontece após recente alta em casos no...
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
Recife realiza Dia D de combate às Hepatites Virais com ações em oito pontos da cidade
Mobilização acontece neste sábado (26) com testagens, vacinação,...