Cirurgião-dentista é preso no Recife, por práticas ilegais na profissão e liberado após pagamento de fiança
Acusado já havia sido proibido pela Justiça de realizar atividades semelhantes anteriormente

Foto: Reprodução
Um cirurgião-dentista foi preso durante uma operação conjunta do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), da Polícia Civil, e do Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco.
Marco Antonio Botelho, de 55 anos, foi detido enquanto realizava uma palestra sobre reposição hormonal em um hotel, localizado em Boa Viagem, na capital pernambucana.
O homem oferecia cursos e tratamentos não reconhecidos cientificamente, em troca de tratamento hormonal.
Ele já tinha o diploma cassado pelo Conselho de Odontologia do Ceará e não podia exercer a função. Durante a operação em Pernambuco, ele teve o diploma cassado mais uma vez devido aos exercícios ilegais na profissão, como violação de legislações vigentes e ultrapassando os limites éticos da Odontologia.
O CRO-PE recebeu a denúncia e contou com investigações conduzidas pelo setor de inteligência da Fiscalização da Autarquia, para coibir as atividades irregulares do acusado.
O homem foi retirado do evento pela polícia e conduzido à Delegacia do Consumidor, no bairro da Boa Vista. Um dos assessores do dentista, relatou ao G1, que Botelho foi solto após o pagamento de fiança, no valor de R$ 20 mil. Seus cursos, no entanto, permanecem suspensos. A defesa de Botelho afirmou que sua prisão “foi um equívoco”.
Botelho promovia cursos presenciais e online com o tema "Saúde integrativa e reposição hormonal", com inscrição no valor de R$500, em diversas cidades do país, incluindo Recife, Campinas (SP) e São Paulo (SP).
De acordo com o Conselho Federal de Odontologia, tais cursos violam o Art. 3º da Resolução nº 199/2019, na qual proíbe explicitamente Cirurgiões-Dentistas de ministrarem ou divulgarem cursos de terapias hormonais.
O homem já havia sido proibido pela Justiça de realizar atividades semelhantes anteriormente. O CRO-SC havia denunciado em 2019 o descumprimento de uma sentença que proibia Marco Botelho de realizar tais cursos e divulgar essa técnica de tratamento.
Na ocasião, ele foi preso em Porto Alegre por desconsiderar essas decisões judiciais e persistir na prática ilegal, deslocando-se de um Estado para outro para continuar suas atividades ilícitas.
Vídeos que circulam nas redes sociais, mostram Marco Botelho realizando palestras e live na qual em conversa com uma internauta, ele alega que ‘’não existe fases no câncer’’ e que a reposição hormonal seria indicada ao invés da quimioterapia.
Confira as informações com a repórter Marcelle Reis, clicando no 'play' acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 15/06/2025
Polícia investiga triplo homicídio dentro de residência em Nova Descoberta, no Recife
Vítimas tinham 17, 18 e 19 anos de idade
- Por REDAÇÃO
- 14/06/2025
Corpo é deixado em frente à CEPLANC, na Zona Norte do Recife; Polícia Civil investiga caso
A vítima, um homem de 28 anos, tinha diversos ferimentos por arma de fogo
- Por REDAÇÃO
- 13/06/2025
Polícia investiga envolvimento de policial penal em entrega de droga a detento no Presídio de Igarassu
Câmeras de segurança confirmaram participação do servidor e de um detento
- Por REDAÇÃO
- 13/06/2025
Polícia Civil identifica suspeito de invadir estacionamento do DHPP e furtar veículos militares
Dois casos foram registrados no local em menos de uma semana
- Por REDAÇÃO
- 13/06/2025
Duas mulheres são presas no Grande Recife por ligação com o Comando Vermelho
Suspeitas atuavam como ponte entre lideranças da facção no Maranhão e no...
- Por REDAÇÃO
- 13/06/2025
PM da reserva é condenado por matar a esposa com tiros no rosto em 2013, na cidade de Paulista
O assassinato ocorreu na casa da mãe da vítima e sogra do réu, enquanto os...