Colégio Marista afasta alunos que manipularam com IA fotos de colegas
O caso segue em investigação pela Polícia Civil, que conduz os fatos pelo Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA)

Foto: Divulgação / G1
Quatro alunos que foram denunciados pela manipulação de fotos de colegas e divulgação de "falsos nudes" nas redes sociais foram afastados e não poderão se rematricular no Colégio Marista São Luís. A ação foi confirmada, nesta segunda-feira (13), pela instituição de ensino. O caso segue em investigação pela Polícia Civil, que conduz os fatos pelo Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA).
A escola particular, que fica localizada no bairro das Graças, na Zona Norte do Recife, afirmou, por meio de nota, que dos quatro estudantes envolvidos, um já foi transferido para outra instituição e os outros três seguem no colégio até o final do ano letivo, no entanto, estão impedidos de frequentar as aulas presenciais e sem acesso aos sistemas de ensino que possibilitem interação com outros alunos.
Além disso, a instituição destacou que eles não terão a matrícula renovada para 2024 e que "a documentação de transferência escolar está autorizada a partir de 16 de dezembro". O prazo, segundo o colégio, considera o calendário para conclusão do ano letivo.
O caso é investigado desde o dia 7 de novembro, quando a Polícia Civil recebeu a denúncia de um grupo de estudantes do colégio Marista, afirmando terem sido vítimas de montagens de fotos, em que aparecem nuas. As imagens teriam sido manipuladas com ajuda de inteligência artificial. A situação só foi descoberta após um garoto receber as imagens via Whatsapp e avisar a uma das vítimas. Até o momento, 18 denúncias foram formalizadas.
Confira as informações com o repórter Guilherme Camilo, clicando no 'play' acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 02/08/2025
Operação Shamar mobiliza 50 mil agentes no combate à violência contra a mulher
Ação ocorre em 2 mil municípios e faz parte da campanha Agosto Lilás;...
- Por REDAÇÃO
- 02/08/2025
Homem é preso após agredir advogada dentro da Secretaria da Mulher em Altinho
Suspeito chegou exaltado ao local e apertou o braço da vítima, que tentava...
- Por REDAÇÃO
- 01/08/2025
MPPE denuncia suspeito de matar menina em Jaboatão; criança foi baleada na cabeça
Crime aconteceu na noite de 20 de julho
- Por REDAÇÃO
- 01/08/2025
Falso coronel que liderava quadrilha do “golpe do amor” está foragido no exterior
Grupo atraía mulheres em aplicativos de relacionamento e aplicava extorsões...
- Por REDAÇÃO
- 01/08/2025
Homem é preso por comercialização de pornografia infantil em Garanhuns
A ação faz parte da Operação Capture, que revelou um esquema de...