Com foco em intercâmbio global, Recife sedia primeira Semana da Paradiplomacia
Iniciativa destaca a posição estratégica da capital pernambucana como o principal hub consular do Norte-Nordeste
Foto: Divulgação
Até o próximo dia 27 de setembro, Recife é palco da 1ª Semana da Paradiplomacia, evento promovido pela Prefeitura do Recife, sob a liderança da vice-prefeita e coordenadora de Relações Internacionais, Isabella de Roldão. A iniciativa destaca a posição estratégica da capital pernambucana como o principal hub consular do Norte-Nordeste, reforçando seu papel nas agendas culturais, de gênero, sustentabilidade, economia e política em nível internacional.
Desde o início da atual gestão, Isabella tem coordenado as Relações Internacionais da Prefeitura, ampliando a estratégia de internacionalização da cidade com foco em pautas fundamentais. Iniciativas como o Fórum Internacional: Recife Cidade Não Sexista desafia a cidade a se tornar não sexista até 2037, quando será a primeira capital do Brasil a completar 500 anos. Além disso, por meio de parcerias com organizações internacionais como o ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade), a OIM (Organização Internacional para as Migrações) e o MCR 2030 (Making Cities Resilient), a coordenação de Relações Internacionais tem alinhado Recife às metas globais de desenvolvimento sustentável.
Essa abordagem integrada não apenas eleva a visibilidade internacional de Recife, mas também assegura que os benefícios dessas relações sejam traduzidos em avanços concretos para a população local, reafirmando o compromisso da cidade com um futuro mais sustentável e inclusivo. Todo o trabalho realizado ao longo dos quase quatro anos de gestão será reverberado na 1ª Semana da Paradiplomacia, que se torna parte do calendário anual da cidade a partir da sanção da Lei 30/2023, sancionada por Isabella no ano passado. “A Semana da Paradiplomacia consolida todas as discussões internacionais que temos promovido. Reconhecendo a necessidade de incluir as cidades nessas discussões”, afirma Isabella de Roldão.
A paradiplomacia — termo que se refere à atuação internacional de cidades, estados e outras entidades subnacionais — tem ganhado relevância nas últimas décadas. Nesse contexto, Recife se destaca ao promover parcerias globais e aproveitar sua infraestrutura consular robusta, que abrange oito consulados gerais e 36 consulados honorários. “Recife tem uma vocação internacional e vem se consolidando como uma cidade conectada ao mundo. A 1ª Semana da Paradiplomacia é uma oportunidade para reafirmarmos e expandirmos laços com outras nações, impulsionando o desenvolvimento de pautas como cultura, turismo, tecnologia, sustentabilidade e gênero”, enfatiza Isabella de Roldão.
O evento contará com paineis, palestras e encontros com diversos setores de governos locais e internacionais, além de especialistas em relações internacionais. As discussões abordarão temas como cooperação econômica, desenvolvimento urbano, diplomacia cultural e a promoção de ações locais. Também estão previstos debates sobre a importância das cidades no enfrentamento dos desafios globais, como mudanças climáticas e inclusão social.
Um hub internacional em expansão
A infraestrutura consular de Recife tem sido fundamental para fortalecer parcerias internacionais e estimular trocas nas áreas de cultura, economia, tecnologia e políticas públicas. A cidade já possui parcerias consolidadas com cidades como Nantes (França), Luján (Argentina), Porto (Portugal), Amsterdã (Holanda) e Guangzhou (China), com as quais mantém acordos de irmanamento.
“Enquanto os governos nacionais mantêm suas políticas externas tradicionais, as cidades desempenham um papel dinâmico, construindo pontes com outros centros urbanos e promovendo o desenvolvimento sustentável e as pautas da igualdade de gênero. Afinal, a vida acontece nas cidades. Por isso, é fundamental pôr em prática o lema “pensar global e agir local”, trazendo soluções globais para contextos locais”, afirmou Isabella. A expectativa é que a Semana da Paradiplomacia consolide ainda mais a posição de Recife como referência em cooperação internacional, abrindo novos caminhos para o desenvolvimento urbano sustentável.
PROGRAMAÇÃO:
25 de setembro | Cinema do Porto Digital - Cais do Apolo, 222, 16º andar
9h às 10h30 - Mesa de Abertura: A Paradiplomacia na cidade do Recife
Mesa solene: Isabella de Roldão, Cida Pedrosa (vereadora do Recife), Lineu de Paula (embaixador do Erene), Gustavo Delgado (professor de Relações Internacionais).
Mesa-redonda com os consulados gerais: Alemanha (Johann Bloss), Argentina (Julieta Grande), China (Lan Heping), Espanha (Ignacio Pérez Cambra), Estados Unidos (John O’Brien), França (Serge Gas), Japão (Hiroaki Sano), Reino Unido (Larissa Bruscky).
11h às 12h - Road to Cop 29-30: Os acordos climáticos e a ação local
Painelistas: João Charamba (assessor especial do Promorar), Keila Ferreira (coordenadora de baixo carbono e resiliência do Iclei), Mariana Pontes (diretora presidente da Aries).
Moderação: Igor Vieira (gerente geral de Articulação e Sustentabilidade da Prefeitura do Recife)
15h às 17h - Paço do Frevo - Rua da Guia, s/n | Tarantela
O Consulado Geral da Itália em Recife convida para uma apresentação de Tarantela, dança tradicional do sul da Itália, marcada por ritmo vibrante. O evento vai acontecer no Paço do Frevo, no coração da cidade, destacando a conexão cultural entre Brasil e Itália.
26 de setembro | Aliança Francesa do Recife - Rua Amaro Bezerra, 466, Derby
16h às 17h30 - Roda de diálogo com estudantes universitários
O Cônsul Geral da França, Serge Gas, convida estudantes universitários para uma roda de diálogo sobre as oportunidades acadêmicas oferecidas por ambos os países. O objetivo é discutir como estudar no exterior enriquece a formação acadêmica, amplia perspectivas culturais e profissionais, e fortalece habilidades globais essenciais. O evento contará com exposição dos seguintes países: Alemanha, Argentina, Estados Unidos, Espanha, França, Japão e Reino Unido.
27 de setembro | Compaz Leda Alves - Rua José Rodrigues, s/n, Pina
8h30 às 10h - Café da manhã com os consulados
10h às 11h - Paz e não violência
A diplomacia local e a cooperação internacional são essenciais para promover a paz. Este painel discutirá estratégias de prevenção de conflitos e promoção da não violência, destacando o papel das cidades como agentes diplomáticos. O objetivo é inspirar ações concretas que fortaleçam o diálogo e a resolução pacífica de conflitos, tanto local quanto internacionalmente.
Painelistas: Elizabete Gondinho (Secretária executiva de Direitos Humanos), Felipe Llamas Sánchez (diretor da Phare Territórios Globales), Gabriel Cavalcante (secretário de Segurança Cidadã).
Moderação: Paulo Moraes (secretário-executivo de Segurança Cidadã).
11h às 12h - Paradiplomacia e desenvolvimento regional através de inovação e parcerias
Painelistas: Kássia Alcântara (vice-presidente de Comunicação e Marketing da Assespro PE/PB), Rafael Cunha (secretário-executivo de Inovação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação).
Moderação: Bernardo Morais (diplomata e assessor do Erene).
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 15/10/2024
Área no bairro das Graças é interditada após vazamento de gás ser detectado
Situação foi normalizada no início da tarde desta terça-feira
- Por REDAÇÃO
- 15/10/2024
Incêndio atinge prédio-caixão em Paulista, no Grande Recife, nesta terça-feira
Defesa Civil foi acionada para avaliar a estrutura do prédio
- Por REDAÇÃO
- 15/10/2024
PM acusado pelo feminicídio de ex-namorada grávida é investigado por estupro
Polícia Civil mantém sigilo do caso
- Por REDAÇÃO
- 15/10/2024
TRF5 realiza mutirão de acordos com moradores de prédios-caixão no Grande Recife
Estimativa é de R$ 120 mil por família
- Por REDAÇÃO
- 15/10/2024
IFPE recebe 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com foco em medidas sustentáveis
O evento acontece no campus Recife, desta terça (15) até a quinta-feira...
- Por REDAÇÃO
- 14/10/2024
Bairros do Recife e de Olinda ficam sem abastecimento de água devido obra emergencial
Ainda não há previsão de retorno do abastecimento de água