Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Combinação chuva e alagamentos acende alerta para casos de leptospirose; Hospital Miguel Arraes dá dicas de prevenção

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Sintomas graves como uma urina escura como sangue, olhos alaranjados, insuficiência renal, insuficiência hepática e insuficiência respiratória podem acometer o infectado

Sintomas graves como uma urina escura como sangue, olhos alaranjados, insuficiência renal, insuficiência hepática e insuficiência respiratória podem acometer o infectado

Foto: Reprodução/g1

26/05/2023
    Compartilhe:

Com a volta do período chuvoso e os transtornos causados pelo não preparo das cidades para este momento, a possibilidade da contaminação da população pela leptospirose preocupa profissionais de saúde.

A infecção é transmitida pela urina de ratos contaminados pela bactéria Leptospira, que pode estar presente em esgotos, bueiros e lixo, e que se mistura à água das chuvas e à lama devido às enchentes.

De acordo com um levantamento feito pelo Hospital Miguel Arraes, localizado em Paulista, somente a unidade identificou 16 notificações de casos suspeitos da doença, número que deve aumentar a partir deste maio, uma vez que a exposição a alagamentos provocados pelas chuvas é um dos grandes riscos de contaminação da doença.

O Diretor geral da Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador da Secretaria Estadual de Saúde, Eduardo Bezerra, afirma que cuidados devem ser tomados e ao sinal dos primeiros sintomas, como cansaço e dores nas batatas das pernas, os serviços de saúde para a detecção da doença devem ser procurados.

Outros sintomas mais graves podem acometer o infectado: como uma urina escura como sangue, olhos alaranjados, insuficiência renal, insuficiência hepática e insuficiência respiratória.

Leptospirose pode matar.

Confira mais informações na reportagem de Assíria Florêncio disponível no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook