Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Cidade

Confira o que abre e fecha na Região Metropolitana no feriado da Proclamação da República

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Repartições públicas ficam sem funcionamento desde a segunda-feira (14), devido a transferência do Dia do Servidor Público para este mês de novembro

Repartições públicas ficam sem funcionamento desde a segunda-feira (14), devido a transferência do Dia do Servidor Público para este mês de novembro

Foto: Divulgação/PCR

14/11/2022
    Compartilhe:

Nesta terça-feira (15) comemora-se os 133 anos da Proclamação da República do Brasil. Devido ao feriado, parte dos serviços oferecidos na Região Metropolitana do Recife tem seus respectivos horários de funcionamento alterados.

As repartições públicas sofrem modificações, inclusive, desde o dia 14, uma vez que o feriado do Dia do Servidor Público, celebrado anualmente em 28 de outubro, foi transferido para a segunda segunda-feira do mês de novembro.

O comércio do Centro do Recife funciona normalmente nesta terça, e, segundo a Câmara dos Dirigentes Lojistas, a partir deste dia 15, funcionará todos os dias, de domingo a domingo, inclusive em feriados. De acordo com a CDL, “a intenção é incentivar as vendas de final de ano e atender empresas e empreendedores”.

Os Shopping ETC e Guararapes abrem em horário especial. Lojas, quiosques e praça de alimentação do ETC, que fica localizado nos Aflitos, funcionam das 12h às 18h. O cinema tem horário próprio e pode ser conferido no site Moviemax. O Guararapes, que fica em Jaboatão, fica aberto das 9h às 22h.

Na capital pernambucana, nesta segunda-feira (14), a vacinação contra COVID-19 vai ocorrer normalmente, sem agendamento, das 9h às 19h, nos shoppings RioMar, no Pina, Recife, em Boa Viagem, e Boa Vista, na área central da cidade. Já o  centro de vacinação infantil do Sítio Trindade, em Casa Amarela, vai funcionar das 8h às 16h, aplicando o imunizante nas crianças de 5 a 11 anos. 

Já na terça-feira (15), a imunização ocorre das 12h às 19h, nos shoppings RioMar, no Pina, e Recife, em Boa Viagem. No Boa Vista, na área central da cidade, a imunização acontece das 11h às 19h. O centro de vacinação infantil do Sítio Trindade, em Casa Amarela, vai funcionar das 8h às 16h, aplicando o imunizante nas crianças de 5 a 11 anos. Os demais pontos, tanto agendados quanto por demanda espontânea, reabrem na quarta-feira (16). 

Além disso, os pontos de testagem de COVID-19 instalados no Centro de Saúde Professor Mário Ramos, em Casa Amarela, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, e no Centro de Saúde Dr. José Dustan, na Iputinga, também estarão realizando, das 8h às 17h, os exames para detectar o novo coronavírus. Para ter acesso aos testes nesses locais, não é preciso agendar. Aqueles que preferirem, podem marcar o horário através do site Conecta Recife ou aplicativo, clicando na aba Vamos Testar. A testagem para Monkeypox não funcionará no feriadão e, na quarta-feira (16), será retomada. Os demais pontos onde são feitos os exames para covid-19 também serão retomados neste dia.

Cinco Upinhas vão funcionar durante o feriadão, em regime de plantão, para atender pequenas urgências da Atenção Básica dos moradores das áreas cadastradas: Upinha Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Vila Arraes (Várzea), Profº. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª. Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro).

Também estarão funcionando, durante o feriadão, os serviços de urgência das Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Barros Lima (Casa Amarela) e Arnaldo Marques (Ibura), além do Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira). 

O Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha (Curado) estará com seus serviços ambulatoriais suspensos durante o feriadão, mas continuará realizando partos de risco habitual e de alto risco, ambos por meio de encaminhamento da Central de Regulação do Estado, além de emergências ginecológicas e obstétricas. O Centro de Atenção à Pessoa Vítima de Violência Sony Santos, localizado em um anexo do HMR, também estará realizando atendimento multiprofissional voltado para as vítimas de agressões. Para a realização de partos de risco habitual e denúncias de violência doméstica, também estarão abertas as Maternidades Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Arnaldo Marques (Ibura).

Para a vacinação antirrábica e antitetânica, a Policlínica Barros Lima, em Casa Amarela, funcionará das 7h às 19h. Já as demais vacinas de rotina só voltarão a ser disponibilizadas na quarta-feira (16). O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos telefones 3355-7704 e 3355-7705.

Cultura
Os museus e espaços expositivos mantidos pela Prefeitura do Recife estarão fechados no próximo dia 15, feriado da Proclamação da República. 

Procon
Na próxima segunda-feira (14) não haverá expediente na sede do Procon Recife, localizado na Rua Carlos Porto Carreiro, 156, Boa Vista, e em seus postos de atendimento localizados nos Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha;  Dom Helder, no Coque. A população pode registrar reclamações no site  procon.recife.pe.gov.br e denúncias no email [email protected] O atendimento presencial volta a ser oferecido pelo órgão municipal na quarta-feira (16).

Mercados públicos
Nos feriados, os mercados públicos da cidade funcionam entre 6h e 13h.

Atendimento à mulher
Os equipamentos da Secretaria da Mulher do Recife e o Centro Municipal Júlia Santiago, no Pina, estarão fechados neste feriado. A exceção é o Centro de Referência Clarice Lispector, localizado na rua Dr. Silva Ferreira, 122, em Santo Amaro, que funciona de domingo a domingo, 24h por dia e o Serviço Especializado Regionalizado Clarice Lispector, localizado na Avenida Recife, 3585, no bairro do IPSEP, que funciona das 7h às 19h, de segunda a domingo.

Trânsito
Os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) de atendimento às pessoas idosas, gestantes e com deficiência, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas serão suspensos na segunda (14) e terça-feira (15). Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionarão normalmente durante o feriadão, assim como o teleatendimento 24h, no qual o cidadão pode acionar a CTTU gratuitamente através do 0800.081.1078. A sede da Autarquia fica na Avenida Cruz Cabugá, nº 304, em Santo Amaro, e o atendimento presencial à população volta a funcionar normalmente na quarta-feira (16), das 8h até as 13h, por meio de agendamento prévio no site cttu.recife.pe.gov.br.

Assistência Social e Direitos Humanos
Na segunda (14) e na terça-feira (15) não funcionarão os serviços da Assistência Social realizados nos CRAS e CREAS, na Central de Cadastro Único (CadÚnico) e nos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP), devido ao feriadão. O Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves e o Centro de Referência em Cidadania LGBT do Recife também não funcionarão.

As exceções são o Abrigo Noturno Irmã Dulce, as casas de acolhimento institucional e as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (Seas), que estarão de plantão. O Restaurante Popular Josué de Castro, no bairro de São José; e o Naíde Teodósio, em Santo Amaro, permanecem com a entrega diária de quentinhas para população em situação de rua, bem como as entregas descentralizadas.

Na quarta-feira (16), voltarão a funcionar normalmente todos os equipamentos que tiveram o atendimento ao público suspenso devido ao feriadão.

COMPAZ
No feriado de terça (15), todos os COMPAZ ficarão sem funcionar.

Hospital Veterinário
A Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (SEDA) informa que nos próximos dias 14 e 15 de novembro o Hospital Veterinário do Recife (HVR) estará fechado. O equipamento reabre para a população a partir da quarta-feira (16), das 7h às 18h.

Turismo e lazer
No domingo (13) e no seguinte (20) o percurso da ciclofaixa não estará montado em decorrência da aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A medida será tomada atendendo a uma solicitação da Secretaria de Educação de Pernambuco. Os parques Santana e Macaxeira estarão abertos normalmente, todos os dias. Já no dia 15, terça-feira, o serviço estará disponível, das 7h às 16h.

Esportes
As 23 unidades da Academia Recife estarão fechadas nos dias 14 e 15 de novembro, retornando ao funcionamento normal na quarta-feira (16). O mesmo esquema será aplicado ao Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão).

Agências de Emprego e Salas de Empreendedorismo
Em razão dos feriados do Dia do Servidor e do Dia da Proclamação da República, as Agências de Emprego e Salas do Empreendedorismo do Recife não terão atendimento ao público. Os serviços retornam na quarta-feira (16) na Agência de Emprego de Casa Amarela, entre as 8h e 16h, com atendimento da Sala do Empreendedorismo também disponível.

Os serviços da Agência e da Sala presentes nos Compaz Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), Dom Helder Câmara (Coque), Ariano Suassuna (Cordeiro) também retornam suas atividades no dia 16, das 8h às 16h. Os agendamentos podem ser feitos normalmente pelo site (www.agenciadeemprego.recife.pe.gov.br).

Jardim Botânico do Recife
O Jardim Botânico do Recife, equipamento ligado à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, estará fechado na segunda e terça-feira, dia da semana dedicado à manutenção do espaço. Na quarta-feira (16), a visitação volta ao normal, das 9h às 15h, com entrada gratuita.

PAULISTA
Na cidade do Paulista, segundo a gestão municipal, serão mantidos os serviços de urgência, como as atividades da Prontoclínica Torres Galvão, próxima ao Terminal Integrado Pelópidas Silveira,  do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), e do Centro de Assistência Psicossocial (CAPS) Tereza Noronha, no bairro do Janga. Todos estes serviços estarão disponíveis 24 horas por dia.

Outro serviço da saúde que funcionará durante o feriado será o de testagem para a Covid-19, através do Centro de Análises Ambulatoriais de Paulista (CEAMP), localizado no bairro de Arthur Lundgren I, das 8h ao meio-dia. O serviço voltará ao horário normal, das 8h às 16h, a partir da quarta-feira (16/11). 

Ainda sobre a saúde, não deverão funcionar as UBSs, assim como não funcionarão as salas de vacina, portanto, também não será realizada a imunização contra a Covid-19 durante estes dias. 

De acordo com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, a população poderá contar com os serviços essenciais do órgão, como limpeza urbana e coleta de lixo residencial.

Ouça a nota de Assíria Florêncio sobre o assunto clicando no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook