Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Economia

Contribuintes podem repassar valores do IR para instituições sociais sem pagar mais por isso

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

A lei permite aos contribuintes doar até 6% do imposto devido, que corresponde ao valor pago à Receita Federal anualmente, para qualquer entidade sem fins lucrativos

A lei permite aos contribuintes doar até 6% do imposto devido, que corresponde ao valor pago à Receita Federal anualmente, para qualquer entidade sem fins lucrativos

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

06/03/2021
    Compartilhe:

Em 2021, fica  obrigado a fazer a declaração o contribuinte que, em 2020, teve rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70. Na atividade rural, a obrigatoriedade vale para receita bruta superior a R$ 142.798,50. Parte dos valores declarados pode ser doada à instituições sem fins lucrativos. 
É o que acontece com o Ária Social, instituição pernambucana voltada para a transformação social através da arte e da educação, que diante da crise instalada pela pandemia do novo coronavírus, pode receber ajuda para continuar em atividade por meio da contribuição da população utilizando a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF). A lei permite aos contribuintes doar até 6% do imposto devido, que corresponde ao valor pago à Receita Federal anualmente, para qualquer entidade sem fins lucrativos, e assim, o cidadão ajuda sem tirar outros valores do bolso, apenas repassando a porcentagem. Os valores são repassados diretamente para a  instituição que deseja ajudar. 

Localizado no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes e fundado em 1991 pela bailarina Cecilia Brennand como Aria Espaço de Dança e Arte, em 2004, passou a ser uma instituição sem fins lucrativos, sendo chamada de Aria Social. O local oferece cursos e acompanhamento pedagógico para jovens em situação de vulnerabilidade no Grande Recife e já beneficiou uma média de 8 mil crianças e adolescentes. Atualmente a entidade atende cerca de 450 alunos a partir de 6 anos, e oferece aulas de iniciação musical, violão e canto, além de raciocínio lógico, língua portuguesa e formação de professores de dança. A instituição possui ainda uma companhia de dança e o projeto Casa de Maria, que promove oficinas de artesanato para mães e familiares dos beneficiários. 

Confira mais informações na reportagem de Cynthia Ventura, clicando no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook