Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Policial

Corregedoria da SDS investiga morte de jovem após perseguição policial no Recife


Por: REDAÇÃO Portal

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) acompanha as investigações

15/07/2025
    Compartilhe:

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) acompanha as investigações

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

A Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social (SDS) vai investigar a atuação dos policiais militares do 1º Batalhão de Trânsito (BPTran) durante a blitz e perseguição que resultaram na morte do supervisor de telecomunicações Lucas Brendo da Silva, de 29 anos, em Setúbal, na Zona Sul do Recife. Uma Investigação Preliminar (IP) foi instaurada para acompanhar o inquérito e verificar as decisões dos agentes na última sexta-feira (11). 

Segundo a SDS, o procedimento adotado atende à recomendação do Ministério Público (MPPE), "segundo o qual todos os casos de intervenção policial geram abertura de inquérito e investigação preliminar no órgão correicional". A Polícia Civil (PCPE) investiga a morte de Lucas como "decorrente de intervenção de agente do Estado” e o MPPE acompanha os desdobramentos. 

Entenda as versões

Lucas Brendo da Silva estava no banco do passageiro do carro com outros três amigos. Eles voltavam de uma partida de futebol na praia de Boa Viagem, também na Zona Sul do Recife, por volta das 21h40. Ao perceber a blitz de trânsito em Setúbal, o motorista resolveu não parar e furar o bloqueio porque o carro estava com o IPVA atrasado. 

Mais à frente, na Estrada da Batalha, no bairro de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, ao menos quatro policiais alcançaram o veículo e efetuaram os disparos, que atingiram Lucas e outro passageiro, de 25 anos. Ele está internado no Hospital da Restauração, no bairro do Derby, em estado grave. 

O motorista diz que quando os policiais militares conseguiram imobilizar ele e o quarto ocupante, ambos foram forçados a falar que havia uma arma no carro. A testemunha ainda relata que apenas uma arma de gel, pertencente ao irmão, estava no veículo. Depois de serem ouvidos, no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife, eles foram liberados.

Na versão da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), os ocupantes do carro atiraram nos agentes do 1º BPTran durante a tentativa de fuga, tendo ocorrido luta corporal com dois passageiros após a interceptação. A polícia diz que duas armas de fogo, um simulacro e oito munições deflagradas foram apreendidas. 

Enterro

Lucas Brendo da Silva chegou a ser levado À UPA da Imbiribeira, onde não resistiu aos ferimentos e faleceu. O corpo do jovem de 29 anos foi enterrado no Cemitério de Santo Amaro, no Centro do Recife, no domingo (13).

Not��cias Relacionadas

Comente com o Facebook