926.376 crianças de 3 e 4 anos receberam as duas aplicações, e 1.787.613 (31% do total) tomaram somente a primeira dose

Foto: Reprodução/g1
Desde a liberação em julho do ano passado, a vacina da covid-19 alcançou apenas 16% das 5,9 milhões de crianças de 3 e 4 anos no Brasil. Essa é a conclusão do novo levantamento feito pela Observa Infância, projeto da Fiocruz em parceria com o Centro Arthur de Sá Earp Neto (Unifase).
Os dados apontam que, em novembro de 2022, somente 5,5% das crianças haviam completado o esquema primário de vacinação com as duas doses iniciais. Neste ano, o percentual de imunização aumentou para 16%, porém ainda distante dos 90% recomendados pela pasta.
Ainda de acordo com a pesquisa, 926.376 crianças de 3 e 4 anos receberam as duas aplicações, e 1.787.613 (31% do total) tomaram somente a primeira dose. Apesar da OMS declarar o fim da covid-19 como emergência em saúde pública de importância internacional, a vacinação ainda é essencial para evitar uma nova pandemia.
Segundo o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde sobre a Covid-19, foram quase 550 mortes de crianças abaixo de 5 anos apenas em 2022, ano mais brando da pandemia até então.
Confira as informações com a repórter Lara Sá, clicando no 'play' acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 01/07/2025
Recife disponibiliza 2.160 vagas para a realização de exames de mamografia
Poderão realizar o exame mulheres e homens trans entre 50 e 69 anos
- Por REDAÇÃO
- 30/06/2025
Ministério da Saúde amplia proteção contra meningite com nova vacina para crianças
Reforço aos 12 meses passa a ser feito com a vacina meningocócica ACWY, que...
- Por REDAÇÃO
- 26/06/2025
HR já registra 41 atendimentos em vítimas de queimaduras neste mês de junho
A maior concentração de casos de queimaduras ocorreu entre os dias 24 e 25
- Por REDAÇÃO
- 26/06/2025
Dose de reforço de vacina contra meningite terá proteção maior
Bebês de 12 meses agora serão imunizados contra quatro sorotipos
- Por REDAÇÃO
- 25/06/2025
Ministério da Saúde confirma que vacina contra a dengue deve estar disponível no início de 2026
Imunizante está sendo desenvolvido pelo Instituto Butantan
- Por REDAÇÃO
- 20/06/2025
Pernambuco abre 10 novos leitos de UTI pediátrica em Nazaré da Mata
As novas unidades são voltadas ao atendimento de crianças com quadros de...