Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Cuidado com os olhos no Carnaval: confira orientações para evitar irritações

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Uma unidade de urgência deve ser procurada em casos de dor, vermelhidão e ardência nos olhos

Uma unidade de urgência deve ser procurada em casos de dor, vermelhidão e ardência nos olhos

Foto: Reprodução

10/02/2024
    Compartilhe:

Durante o Carnaval, devido ao frequente uso de maquiagens e produtos de cabelo, além da maior exposição ao sol e a ambientes externos, o cuidado para evitar irritação nos olhos ou infecções deve ser dobrado. Com isso, o oftalmologista Hellmann Cavalcanti destacou algumas orientações para manter a saúde dos olhos durante as festas. 

De acordo com o especialista, os casos de conjuntivite costumam crescer durante o Carnaval. Para evitar a contaminação, a principal recomendação é não compartilhar produtos pessoais como rímel e óculos. Em casos de sintomas, como olhos ardentes e vermelhos, uma unidade de emergência deve ser procurada. 

No ano passado, casos de lesões oculares  atingiram diversos foliões devido ao escorrimento de produtos de cabelo, após o contato com a água. O oftalmologista afirma que o ideal é utilizar produtos aprovados pela Anvisa e evitar que o produto tenha contato com os olhos.  

O especialista também recomenda o uso de colírios para lubrificar os olhos e evitar ressecamento. 

Caso os foliões sintam desconforto, ardência ou dor, o oftalmologista orienta que os olhos sejam lavados com água corrente para aliviar os sintomas. Caso não tenha torneiras por perto, também pode ser utilizada uma garrafa de água potável. 

Ouça a matéria da repórter Aline Melo no 'Play' acima. 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook