Secretário de Fazenda de Pernambuco destaca que, em reunião com todos os secretários do Brasil, Paulo Guedes discordou do investimento de R$ 485 bilhões em dez anos e na forma de alimentação do recurso

Foto: Reprodução/G1
Os 27 secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal se reuniram, nesta quarta-feira (26), com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para discutir sobre os 12 pontos da proposta do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda (Comsefaz) para a Reforma Tributária. Em entrevista concedida ao programa CBN Recife, o secretário de Fazenda de Pernambuco, Décio Padilha, destacou que, durante a reunião, Paulo Guedes escutou bastante as sugestões dos secretários. No entanto, entre os 12 pontos sugeridos, dez tópicos convergiram e os outros dois divergiram.
Padilha explicou que o ponto de divergência, entre os secretários e Paulo Guedes, é a criação do Fundo de Desenvolvimento Regional. Os secretários defendem o recurso para atrair novas empresas para as regiões mais pobres, que não possuem infraestrutura, nem proximidade com o mercado de trabalho, além acabar com a guerra fiscal, já que não haverá mais cobrança do novo tributo na origem, será apenas no destino, onde os estados menos desenvolvidos ganham bastante arrecadação. Apesar de concordar com a criação do fundo, o ministro da Economia discorda de algumas questões. “Ele diverge tanto na questão do valor do fundo, que nós apresentamos que deveria ser R$ 485 bilhões em 10 anos, como ele também diverge na forma de alimentação do fundo, porque ele defende que seja com as receitas de petróleo e nós, secretários, entendemos que essa receita é instável”, afirma Décio.
Confira outras informações na entrevista completa com Décio Padilha, disponível no play acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 02/07/2025
Quaest: avaliação do governo Lula é a pior entre os deputados federais desde o início do mandato
O levantamento ouviu 203 deputados, cerca de 40% da composição da Câmara
- Por REDAÇÃO
- 01/07/2025
Daniel Coelho retorna ao Governo de Pernambuco para comandar secretaria de Meio Ambiente
A Semobi também tem novo secretário: André Teixeira, ex-presidente da...
- Por REDAÇÃO
- 30/06/2025
Prefeito eleito de Goiana, Marcílio Régio toma posse nesta segunda-feira
Régio e Licia Maciel conquistaram 54% dos votos válidos na eleição...
- Por REDAÇÃO
- 27/06/2025
“Lamentável a decisão da governadora”, afirma Lula Cabral, prefeito do Cabo, à CBN Recife
A declaração foi dada após Raquel Lyra (PSD) negar a solicitação da...
- Por REDAÇÃO
- 26/06/2025
Senado aprova aumento do número de deputados federais para 531
Texto sofreu mudanças e volta para votação na Câmara
- Por REDAÇÃO
- 25/06/2025
STF retoma julgamento sobre responsabilização das redes sociais
Placar está em 7 votos a 1 pela inconstitucionalidade do Artigo 19