Defensoria Pública de Pernambuco promove mutirão gratuito de DNA no Recife
O mutirão acontecerá em 15 de agosto, das 8h às 15h, na sede da DPPE

Foto: Henrique Paparazzo/DPPE
A Defensoria Pública de Pernambuco (DPPE) realiza no Recife, no dia 15 de agosto, mais uma edição da campanha nacional “Meu Pai Tem Nome”, para garantir o direito ao reconhecimento de paternidade de forma gratuita, acessível e humanizada. O mutirão acontecerá das 8h às 15h na sede da DPPE, na Avenida Manoel Borba, 640, no bairro da Boa Vista, com coleta de DNA e sessões de conciliação pós-abertura dos exames, com o acompanhamento de defensoras e defensores públicos, equipes técnicas e servidores.
A campanha “Meu Pai Tem Nome” é coordenada nacionalmente pelo Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) e tem como foco o fortalecimento de vínculos familiares e a garantia do direito fundamental à filiação, assegurado pela Constituição Federal.
Além da ação na capital, a Defensoria Pública de Pernambuco realizará a campanha em outras cidades da Região Metropolitana e do interior do estado, promovendo atendimentos com orientação jurídica, coleta de exames e mediações extrajudiciais. Em julho a ação aconteceu em parceria com as prefeituras de Santa Cruz do Capibaribe (22/07), Taquaritinga do Norte (22/07), Toritama (23/07) e Brejo da Madre de Deus (24/07).
O defensor público-geral do Estado, Henrique Seixas, reforça que a ausência do nome do pai no registro ainda é uma realidade para muitas crianças e adolescentes. “A campanha busca não apenas assegurar esse direito básico, mas também estimular o diálogo e a construção de vínculos de afeto e responsabilidade”, afirma.
Em 2024, a campanha registrou mais de 10 mil atendimentos em todo o Brasil, com milhares de reconhecimentos espontâneos sem necessidade de ação judicial. Os atendimentos são gratuitos. Para participar, é necessário apresentar documento de identidade e certidão de nascimento da criança ou adolescente.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 01/08/2025
CTM reforça linhas de ônibus para Festa de Agosto em São Lourenço da Mata; confira
Desvios serão realizados por conta da interdição de via no centro da...
- Por REDAÇÃO
- 01/08/2025
Governo de Pernambuco abre licitação de R$ 50 milhões para restaurar trecho da PE-160
Obras vão requalificar 46,4 km entre Santa Cruz do Capibaribe e a divisa com...
- Por REDAÇÃO
- 01/08/2025
Pernambuco abre licitação para construção de mais oito CEUs da Cultura
O estado contará com 12 equipamentos voltados à inclusão social a partir...
- Por REDAÇÃO
- 01/08/2025
Defensoria Pública de Pernambuco promove mutirão gratuito de DNA no Recife
O mutirão acontecerá em 15 de agosto, das 8h às 15h, na sede da DPPE
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Seplag divulga estudos sobre as 12 regiões de Desenvolvimento de Pernambuco; entenda
Dados permitem uma análise detalhada da realidade de cada região
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Funcionário de obra é flagrado se masturbando em direção a moradora no Recife
Vítima registrou boletim de ocorrência por importunação sexual e diz se...