Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Deputados entram na Justiça após desmobilização de hospital de retaguarda

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

A unidade de saúde, que foi criada há pouco mais de um ano, já não recebe pacientes desde a semana passada

23/06/2023
    Compartilhe:

A unidade de saúde, que foi criada há pouco mais de um ano, já não recebe pacientes desde a semana passada

Foto: Miva Filho/SES-PE

Os deputados estaduais Rodrigo Farias e Sileno Guedes, ambos do PSB, entraram com uma ação de tutela provisória de urgência para impedir o fechamento do Hospital de Retaguarda em Neurologia (HRN). A unidade de saúde, que foi criada há pouco mais de um ano, já não recebe pacientes desde a semana passada, estando prevista para fechar as portas no próximo dia 30 seguindo a determinação da atual gestão do Governo do Estado.

A ação protocolada na Vara da Fazenda Pública do Recife tem como objetivo manter o funcionamento do HRN, que conta com 75 leitos de enfermaria e 10 leitos em unidade de terapia intensiva. A unidade tem sido essencial para garantir o serviço de saúde dos pernambucanos.

Por causa da desmobilização, a demanda nas emergências neurológicas da Restauração e do Pelópidas cresceu drasticamente, chegando a mais de 150 pacientes nos corredores de ambas as unidades.

No documento, os parlamentares ressaltaram que o direito à saúde consta na Constituição Federal.

"Falhando a atuação do Poder Executivo, de forma omissiva, no sentido de cumprir a sua obrigação constitucional de assegurar a todos o acesso à saúde, entende-se não só plausível, como necessária, a intervenção do Poder Judiciário."

Confira as informações com a repórter Lara Sá, clicando no 'play' acima.
 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook