A inspeção ocorreu no dia 30 de julho, mas os detalhes só foram divulgados nesta segunda-feira (5)

Foto: Reprodução/Google Street View
Uma vistoria realizada pelo Conselho Penitenciário do Estado (Copen/PE) no Presídio Juiz Antônio Luiz Lins de Barros, parte do Complexo Prisional do Curado, na Zona Oeste do Recife, revelou que um detento vive em uma "cela de luxo".
De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), membro do Conselho, apesar das tentativas de reduzir a superlotação no Complexo, os problemas persistem, incluindo a presença de um detento que lidera o pavilhão, impõe regras e desfruta de privilégios. Em uma das celas reservadas ao “chaveiro”, a equipe de inspeção encontrou uma TV de tela plana, geladeira, gelágua e banheiro exclusivo. A inspeção ocorreu no dia 30 de julho, mas os detalhes só foram divulgados nesta segunda-feira (5).
O Presídio Juiz Antônio Luiz Lins de Barros abriga atualmente 464 presos, bem abaixo de sua capacidade de 901, devido a intervenções para reduzir a superlotação. No entanto, problemas estruturais e falta de higiene ainda são evidentes, com relatos de presos que precisam se rastejar para entrar em buracos usados como dormitórios e outros dormindo no chão, protegidos da chuva apenas por lonas improvisadas.
A vistoria do Copen/PE ocorreu dois anos após uma comitiva do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) visitar o Complexo do Curado e confirmar a situação precária dos presos, amontoados em celas e buracos improvisados. Na ocasião, o CNJ determinou que a Justiça Estadual removesse 70% dos presos para aliviar a superlotação e a "favelização". Essa ação foi uma resposta à condenação do Brasil pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, obrigando o CNJ a fiscalizar e exigir melhorias nas condições carcerárias.
Esta é a sexta unidade prisional inspecionada pelo colegiado este ano, após visitas ao Centro Integrado de Ressocialização de Itaquitinga, Presídio de Igarassu, Penitenciária Feminina de Abreu e Lima, Presídio Frei Damião de Bozzano (também no Complexo do Curado) e Colônia Penal Feminina Bom Pastor.
Ouça a nota da repórter Clara dos Anjos clicando no play acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 02/08/2025
Operação Shamar mobiliza 50 mil agentes no combate à violência contra a mulher
Ação ocorre em 2 mil municípios e faz parte da campanha Agosto Lilás;...
- Por REDAÇÃO
- 02/08/2025
Homem é preso após agredir advogada dentro da Secretaria da Mulher em Altinho
Suspeito chegou exaltado ao local e apertou o braço da vítima, que tentava...
- Por REDAÇÃO
- 01/08/2025
MPPE denuncia suspeito de matar menina em Jaboatão; criança foi baleada na cabeça
Crime aconteceu na noite de 20 de julho
- Por REDAÇÃO
- 01/08/2025
Falso coronel que liderava quadrilha do “golpe do amor” está foragido no exterior
Grupo atraía mulheres em aplicativos de relacionamento e aplicava extorsões...
- Por REDAÇÃO
- 01/08/2025
Homem é preso por comercialização de pornografia infantil em Garanhuns
A ação faz parte da Operação Capture, que revelou um esquema de...