
"Devido à gravidade das lesões", adolescente mordido por tubarão precisou ter perna amputada, diz HR
Ainda de acordo com o HR, ele e a família estão sendo acompanhados pelas equipes de Serviço Social e Psicologia do hospital

Foto: Reprodução/g1
“Devido à gravidade das lesões”, o adolescente de 14 anos de idade mordido por um tubarão neste domingo, 05, na Praia de Piedade, no Grande Recife, precisou ter a perna direita amputada.
É o que informa o novo boletim médico divulgado na manhã desta segunda-feira, 06, pelo Hospital da Restauração (HR), unidade de saúde referência no Estado, localizada na área central da capital, para onde o adolescente foi enviado logo após a ocorrência.
O garoto é a 76ª pessoa a ser mordida por tubarão em Pernambuco, e a 15ª somente em frente à Igrejinha de Piedade, local com o maior número de incidentes com o animal até hoje no Estado, onde é proibido, por decreto, desde julho de 2021, banho de mar, mas desde 1999, proibidas práticas esportivas, mergulho e natação.
O adolescente, segundo o boletim médico, teve o membro amputado durante o procedimento cirúrgico ao qual foi submetido no domingo, que contou com a presença de especialistas em Traumatologia e Cirurgia Vascular. O garoto recebeu alta da UTI, mas continua internado, agora na enfermaria, com quadro de saúde estável e sem previsão de alta hospitalar.
Ainda de acordo com o HR, ele e a família estão sendo acompanhados pelas equipes de Serviço Social e de Psicologia do hospital.
Há menos de 15 dias, Pernambuco presenciou outro incidente do tipo: na segunda-feira de Carnaval, um surfista, que também estava em uma área proibida, foi mordido por um tubarão na Praia dos Milagres, em Olinda.
A gestão estadual tem acompanhado incidentes, mas não investe em pesquisa e monitoramento de tubarões há quase dez anos. Em 2004, o Protuba, Projeto de Pesquisa e Monitoramento de Tubarões no Estado de Pernambuco, uma parceria da Secretaria Estadual de Defesa Social (SDS) com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) foi feita para reduzir o número de incidentes com esses animais no Estado, mas o convênio deixou de ser renovado em 2014 por “questões jurídicas”.
Confira mais informações na reportagem de Assíria Florêncio disponível no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 31/03/2023
Prefeitura do Recife inaugura primeira Praça da Infância
O equipamento construído na Praça Dom Miguel Valverde, no bairro da...
- Por REDAÇÃO
- 30/03/2023
Prefeitura do Recife adquire novos 200 semáforos nobreaks que podem funcionar por até 3 horas após queda de energia
Além disso, a rede semafórica da capital pernambucana terá a comunicação...
- Por REDAÇÃO
- 29/03/2023
VEM Idoso volta a ser emitido na Região Metropolitana do Recife
A emissão do cartão é feita após agendamento no posto virtual no Grande...
- Por REDAÇÃO
- 29/03/2023
CTTU implanta melhorias para circulação dos pedestres no entorno do Mercado do Cordeiro
A mudança busca auxiliar os pedestres durante o deslocamento no trecho entre...
- Por REDAÇÃO
- 28/03/2023
CTTU realiza quinta rodada de pesquisas para medir índice de respeito à velocidade regulamentada na via
A pesquisa vem sendo realizada desde 2020 e já ajudou a reduzir o número de...
- Por REDAÇÃO
- 28/03/2023
Com o objetivo de sanar alagamentos, Olinda realiza obra em Casa Caiada
As equipes da prefeitura constataram que as galerias instaladas no local...