
Dezenove bairros da capital têm risco muito alto de surto de arboviroses, segundo LIRAa Recife
Em 2022, o boletim epidemiológico semanal aponta a notificação de 299 casos suspeitos de arboviroses

Foto: Divulgação/MARCOS PASTICH/PCR
O último Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) do Recife mostra que o município tem, atualmente, risco alto para infestação do mosquito responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya. A probabilidade é uma média para todo o Recife, mas 19 bairros vão além e apresentam risco muito alto para a ocorrência de um surto (vide lista abaixo).
O LIRAa é um boletim atualizado a cada 7 dias, e os dados referentes à Semana Epidemiológica (SE) 13, compreendida entre os dias 27 de março e 2 abril, apontam que, até o momento, foram notificados 299 casos suspeitos de arboviroses em 2022. Se o período é comparado com igual do ano passado, é percebida uma redução de, aproximadamente, 77% dos casos notificados.
O levantamento destaca, também, o risco muito alto de infestação pelo Aedes aegypti para os bairros da Cohab, Varzea, Ibura e Jordão, com a índice de possíveis casos sendo igual ou maior que 4,0%.
De acordo com os dados do LIRAa, apresentaram Risco Muito Alto de infestação pelo Aedes aegypt, os bairros da Cohab, Várzea, Jordão, Ibura, Santo Amaro, Brasília Teimosa, Linha do Tiro, Nova Descoberta, Monteiro, Apipucos, Rosarinho, Torreão, Encruzilhada, Hipódromo, Alto José Bonifácio, Pina, Torrões, Alto Santa Terezinha e Macaxeira.
A sazonalidade das arboviroses se estende da SE 1 e 26, isto é, de janeiro a junho.
Confira mais informações na reportagem de Assíria Florêncio, disponível no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 17/05/2022
Com baixa cobertura vacinal, surto de sarampo acende alerta de infectologistas
A Superintendente de Imunização de Pernambuco, Ana Catarina de Melo fez...
- Por REDAÇÃO
- 17/05/2022
Pernambuco registrou 312 casos da Covid-19 e 04 óbitos, nesta terça-feira (17)
Com isso, o estado totaliza 931.418 casos e 21.671 mortes
- Por REDAÇÃO
- 17/05/2022
Seminário debate cobertura vacinal no Brasil
Cobertura vacinal das crianças e adolescentes apresentou uma queda...
- Por REDAÇÃO
- 17/05/2022
Novo caso de hepatite aguda grave é descartado em Pernambuco
O menino de Salgueiro foi diagnosticado com chikungunya
- Por REDAÇÃO
- 16/05/2022
Boletim de casos de arboviroses no estado, nesta segunda-feira (16)
Dados do período entre os dias 02 de janeiro de 2022 a 30 de abril de 2022
- Por REDAÇÃO
- 16/05/2022
Abril registrou o menor número de mortes por Covid-19 desde o início da pandemia
Os números são do boletim epidemiológico do Ministério da Saúde.