Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Cultura

Dia de Reis: conheça significado, tradições e onde data será celebrada em Pernambuco


Por: REDAÇÃO Portal

Foto: Reprodução/G1

06/01/2023
    Compartilhe:

O tradicional Dia de Reis, celebrado neste 6 de janeiro, é uma comemoração presente no calendário litúrgico da Igreja Católica. A festa, que relembra a trajetória dos Três Reis Magos, que segundo o evangelho de São Mateus, foram guiados por uma estrela para visitar Jesus Cristo nascido, marca o fim do Ciclo Natalino e também o momento em que as decorações de Natal são desmontadas. A data é celebrada por meio de manifestações culturais e religiosas, que contam com cortejos e folias em diversas regiões do País.

 

A comemoração do Dia de Reis foi trazida à América Latina pelos colonizadores europeus, e ao ser incorporada ao Brasil tomou formas próprias ao se fundir com a cultura popular. No Nordeste brasileiro, diversos folguedos unem temas sacros e profanos, em cortejos, apresentações musicais e danças com roupas típicas coloridas e estandartes, percorrendo as cidades. O professor e historiador Wellington Estima, explica a importância do Dia de Reis no calendário cristão.

 

Em Olinda, a data será celebrada com dois eventos culturais na cidade, nesta sexta-feira. O primeiro será a Queima da Lapinha - festa tradicional da liturgia popular, que será comandada pelo pastoril Estrela de Belém, da Mestra Ana Lúcia. O cortejo sairá às 19h30 do Largo do Amaro Branco, seguindo pela Avenida São Miguel, Praça Dantas Barreto, Rua do Sol chegando até a Praça do Carmo, onde acontece a apresentação do Pastoril e o simbolismo da queima da lapinha.

 

O segundo evento é a 27ª Festa de Reis da Casa da Rabeca, no bairro da Cidade Tabajara, a partir das 18h, com a família Salustiano. Diversos grupos de Cavalo Marinho se apresentam no local.

 

Já a programação da Prefeitura do Recife terá início a partir das 17h30, com 12 pastoris, três orquestras de frevo, blocos líricos, grupos de dança e passistas que participam da tradicional queima da lapinha, no Pátio de São Pedro. A lapinha é queimada para consagrar ao fogo o ciclo cultural que se encerra e abrir as portas para receber o ciclo seguinte: o Carnaval.

Com sonoplastia de Eduardo Silva, reportagem Ana Júlia Duarte

Clique no play acima para ouvir a matéria completa.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook