Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Dois novos casos de Candida auris são confirmados em Pernambuco

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Pernambuco já registrou seis casos do superfungo este ano. Do total, dois já receberam alta hospitalar

Pernambuco já registrou seis casos do superfungo este ano. Do total, dois já receberam alta hospitalar

Foto: Reprodução/g1

31/05/2023
    Compartilhe:

Subiu para seis o total de confirmações para o superfungo Candida auris em Pernambuco. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou que mais dois pacientes foram identificados com a infecção.

Um dos novos diagnósticos pertence a uma mulher de 70 anos de idade, que está internada no Hospital Miguel Arraes (HMA), em Paulista, Grande Recife, unidade de saúde que sozinha contabiliza metade dos casos e que não está admitindo novos pacientes, a não ser em situações de extrema necessidade, para que a proliferação do fungo seja contida.

A outra amostra positiva identificada pertence a um homem, de 51 anos, que está no Hospital Tricentenário, em Olinda. 

Em nota, a Secretaria de Saúde de Pernambuco informou que, assim como nas outras ocorrências, os novos positivados “foram admitidos nos hospitais por outras motivações”, que contraíram a Candida auris nas unidades de saúde e não apresentam “repercussões clínicas decorrentes do fungo”.  

Com as novas confirmações, Pernambuco, então, passa a contabilizar, somente neste ano, seis casos confirmados para o fungo. Do total, dois já receberam alta hospitalar.

Desde o dia 11 de maio, o estado tem registrado infecções pelo superfungo, mas diferente do ano passado, quando todos as ocorrências estavam concentradas numa só unidade de saúde, somando 48 notificações, no Hospital da Restauração (HR), no Recife, neste ano, os casos foram registrados em três cidades diferentes.

Na semana passada, o Governo Estadual anunciou a criação de um comitê para monitorar a situação epidemiológica do superfungo Candida auris em Pernambuco. O objetivo é reforçar ações para impedir a proliferação do fungo, e, também, evitar que mortes aconteçam.

Ouça a nota de Assíria Florêncio sobre o assunto clicando no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook