Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Educação

Educadores seguem sem respostas sobre atrasos no pagamento do precatório do Fundef

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

O repasse deveria ter sido creditado no dia 25 de agosto, mas professores afirmam que ainda não receberam

O repasse deveria ter sido creditado no dia 25 de agosto, mas professores afirmam que ainda não receberam

Foto: Reprodução/Instagram Sintepe

30/08/2023
    Compartilhe:

O Governo de Pernambuco iniciou, na última sexta-feira (25), o pagamento do primeiro lote do precatório do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). Mas alguns beneficiários denunciam que ainda não receberam os valores.

O repasse teve seu pagamento dividido em seis lotes – o último está previsto para dezembro deste ano. O valor é referente a uma dívida que a União tem com o Estado e beneficia os profissionais do magistério da educação básica (estatutários, temporários e celetistas) que atuaram na Rede Estadual de Ensino entre 1997 e 2006.

Cerca de 50 mil professores, entre ativos, aposentados e herdeiros, devem receber. Para isso, foi necessário cadastro em plataforma desenvolvida especialmente para contabilizar os pagamentos.

Questionada sobre as denúncias de atraso nos repasses, a equipe da Fundef informou à CBN Recife que os educadores que cadastraram com sucesso na plataforma receberão os valores e devem aguardar o pagamento. Porém, alguns beneficiários do precatório preencheram errado o código bancário no momento do cadastro. Para essas pessoas, a orientação do órgão é que corrijam, na própria plataforma, e aguardem o próximo lote de pagamento, que será realizado no dia 15 de setembro.

De acordo com Ivete Caetano, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (Sintepe), a resposta do governo não contempla a real situação.

O Sintepe notificou que já entrou com Ação Denúncia no Ministério Público de Pernambuco (MPPE) sobre o caso. Em caso de dúvidas sobre o precatório, o Fundef disponibiliza seus canais de contato no site precatoriofundef.educacao.pe.gov.br.

Ouça a matéria da repórter Taynã Olimpia no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook