
Em audiência pública, Alepe debate melhorias para a realização do FIG
Os contrários à proposta argumentaram que o FIG pode perder terreno para outras cidades do circuito do frio e alertaram para o risco de que haja privatização do evento e precarização dos cachês pagos às atrações locais

Foto: Secult-pe
Em audiência pública, a comissão de Assuntos Municipais da Assembléia Legislativa de Pernambuco (Alepe) debateu a melhora para a realização do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). Seguindo a proposta do deputado estadual João Paulo (PT), o encontro reuniu críticas à organização da última edição do FIG, em julho, e buscou indicar caminhos para melhorar a realização do festival no próximo ano, destacando a necessidade de diálogo entre a prefeitura de Garanhuns e o governo do Estado.
De acordo com a presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Renata Borba, responsável pelo evento, a redução da verba prevista na Lei Orçamentária Anual (LOA) deixada pelo governo anterior prejudicou a organização do festival no ano de 2023. Este ano foram investidos, segundo ela, R$ 6 milhões contra R$ 21 milhões em 2022, do orçamento previsto na Lei Orçamentária.
Presente à audiência pública, o prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB), anunciou que a prefeitura terá autonomia na organização da próxima edição do FIG, pois segundo ele o diálogo com o governo estadual “deixou a desejar”. A próxima edição do Festival de Inverno de Garanhuns será realizada no período de 11 a 28 de julho de 2024. A municipalização do festival, anunciada pelo prefeito, dividiu opiniões de vereadores da cidade presentes à audiência.
Entre os que declararam apoio à medida está o presidente da Câmara, Luizinho Roldão (PSB). Os contrários à proposta argumentaram que o FIG pode perder terreno para outras cidades do circuito do frio e alertaram para o risco de que haja privatização do evento e precarização dos cachês pagos às atrações locais.
Artistas presentes à audiência reclamaram da estrutura disponibilizada e da falta de transparência na avaliação das atrações inscritas em 2023. O deputado João Paulo (PT) autor do requerimento para realização da audiência pública, acredita que há tempo para um entendimento entre as gestões estadual e municipal. O parlamentar sugeriu aprofundar o diálogo com uma participação mais ampla da sociedade civil.
Ouça a nota da repórter Ana Júlia Duarte clicando no play acima
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 05/12/2023
Mostra Maré de cinema com temática ambiental começa nesta terça
Filmes são exibidos em dois locais do Recife com programação gratuita
- Por REDAÇÃO
- 05/12/2023
Inscrições para o Ciclo Carnavalesco de Pernambuco 2024 estão na última semana
A convocatória está promovendo a habilitação de propostas para compor a...
- Por REDAÇÃO
- 30/11/2023
Recife anuncia atrações do Réveillon 2024; Ivete Sangalo, Alceu valença, Nattan, Priscila Senna e mais
Serão 15 atrações, sendo 10 delas pernambucanas
- Por REDAÇÃO
- 28/11/2023
"Natal para Sempre" será no Parque Dona Lindu
Espetáculo musical tem duas sessões, nos dias 2 e 3 de dezembro
- Por REDAÇÃO
- 28/11/2023
Cantata da Caixa Cultural é neste domingo, no Recife, com participação de Chico César
O espetáculo chega à 9ª edição e abre o calendário de comemorações...
- Por REDAÇÃO
- 27/11/2023
Banda Sinfônica faz concerto dedicado às trilhas do cinema nesta quarta
Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do teatro, a partir das 19h