
Em nota, Governo de PE afirma que nulidade de Contrato de Cessão de Uso em nada interfere na titularidade de Noronha
Segundo a nota publicada, “o acordo, assinado no dia 10 de março, diz respeito apenas à gestão das unidades de conservação ambiental que afetam o território da Ilha”

Foto: Reprodução/O Globo
O Governo de Pernambuco publicou, na noite desta quinta-feira, 16, uma nota tratando da titularidade do Arquipélago de Fernando de Noronha.
Nesta quarta, 15, o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou o compromisso firmado em 2002 entre União e estado sobre a cessão de uso do território da ilha, já que na semana passada, as partes assinaram um novo acordo para que, a partir de agora, haja uma gestão compartilhada do território feita pelos Governos Federal e Estadual.
Contudo, o Governo de Pernambuco pontua que “o acordo em nenhum momento retira do Estado a titularidade sobre o território de Fernando de Noronha”, o que quer dizer, segundo a nota publicada, que o Arquipélago “continua na condição de patrimônio pertencente a Pernambuco, o que caracteriza a competência estadual quanto à gestão administrativa e política da Ilha de Fernando de Noronha”.
A nota finaliza afirmando que “o acordo, assinado no dia 10 de março, diz respeito apenas à gestão das unidades de conservação ambiental que afetam o território da Ilha”.
Confira mais informações na reportagem de Assíria Florêncio disponível no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 22/03/2023
Lula e Raquel Lyra assinam acordo que encerra disputa por Fernando de Noronha; Pernambuco e União farão gestão compartilhada
O acordo põe um fim na disputa judicial promovida pelo ex-presidente Jair...
- Por REDAÇÃO
- 22/03/2023
Assembleia Legislativa de Pernambuco elege Comissão de Ética e Ouvidor Geral
Entre as novidades, está a nova comissão especial que atuará no combate à...
- Por REDAÇÃO
- 21/03/2023
"Foi uma sátira", afirma Joel da Harpa, após afirmar em vídeo que detentos fossem levados para praias com incidentes com tubarão
As imagens que foram veiculadas no story do Instagram do parlamentar geraram...
- Por REDAÇÃO
- 21/03/2023
Dia Internacional da Síndrome de Down: pessoas com trissomia do cromossomo 21 podem e têm o direito de votar
Dos mais de 155 milhões de pessoas aptas a votarem no último pleito, menos...
- Por REDAÇÃO
- 21/03/2023
Mais de 200 famílias estão desalojadas após fortes chuvas no Agreste
O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco informou que fez o resgate de 54...
- Por REDAÇÃO
- 21/03/2023
Em encontro com ministro Jader Filho, Raquel Lyra aponta obras paralisadas de habitações em Pernambuco
A atual gestão estima que, neste momento, há cerca de mais de 10 mil...