Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Em Pernambuco, o 11º caso de Candida auris foi registrado no Hospital da Restauração

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

O caso foi confirmado horas depois do governo estadual anunciar a volta dos atendimentos de emergência no Hospital Getúlio Vargas

O caso foi confirmado horas depois do governo estadual anunciar a volta dos atendimentos de emergência no Hospital Getúlio Vargas

Foto: Reprodução/G1

12/07/2023
    Compartilhe:

Foi confirmado o 11º caso de colonização pelo superfungo Candida auris, em 2023, em Pernambuco. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), o diagnóstico foi feito em uma mulher de 37 anos, que estava internada no Hospital da Restauração, localizado no bairro do Derby, no Recife, e recebeu alta na sexta-feira (07). No Estado, dois pacientes que estavam com o Candida auris morreram. Segundo a SES-PE, as mortes não estavam relacionadas ao fungo. 

O caso foi confirmado horas depois do governo estadual anunciar a volta dos atendimentos de emergência no Hospital Getúlio Vargas, que ficou fechado por uma semana após a notificação de um caso.

A diretora da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (APEVISA), Dra. Karla Baêta, orienta sobre como ocorre a propagação do fundo e tranquiliza a população a respeito da disseminação em espaços públicos.

A paciente que deu entrada no HR realizou um procedimento cirúrgico, mas, após testar positivo para Covid-19, ficou em isolamento dentro de uma enfermaria com dois leitos. Ainda segundo a secretaria, nesse setor, ela teve contato com uma pessoa, que após a interação, está sendo monitorada “constantemente”. A SES-PE informou também que o Hospital da Restauração mantém “reforçadas” as medidas preconizadas pela Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) para identificar, prevenir e controlar a disseminação do fungo.

O superfungo é caracterizado por cientistas como um fungo mais resistente a medicamentos do que os outros. Um machucado, uma ferida na pele, pode permitir que ele entre no corpo, atinja a corrente sanguínea e provoque uma infecção. 

Ouça a matéria do repórter Israel Teixeira, clicando no ‘play’ acima

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook