Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Educação

Em Pernambuco, 62,5% dos alunos do ensino médio estão matriculados em tempo integral


Por: REDAÇÃO Portal

Todas as etapas da educação básica podem ser contempladas com o Escola em Tempo Integral

01/08/2023
    Compartilhe:

Todas as etapas da educação básica podem ser contempladas com o Escola em Tempo Integral

Foto: Reprodução Instagram @educacaopeoficial

Pernambuco é o estado brasileiro com o maior percentual de estudantes do ensino médio matriculados em instituições de ensino integral. Ao todo, são 62,5% dos alunos, de acordo com informações do Censo Escolar 2022 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Em 2021, o índice era de 58,5%. 

A proporção de matriculados em instituições integrais no ensino fundamental também apresentou crescimento. Em 2021, o percentual era de 3,9% , já no ano passado, 7,8% dos estudantes do ensino fundamental estavam no sistema integral.

Uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece o objetivo de ofertar a educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de modo que atenda a, pelo menos, 25% dos alunos da educação básica. Para tanto, os estudantes devem ter, pelo menos, sete horas de atividades escolares. 

Nesta segunda-feira, o programa Escola em Tempo Integral (ETI)  foi sancionado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, com o objetivo de ampliar o número de matrículas já nos anos de 2023 e 2024. Para isso, um investimento de R$ 4 bilhões vai permitir que estados, municípios e o Distrito Federal possam expandir a oferta de jornada em tempo integral em suas redes. Em seguida, a meta é alcançar, até o ano de 2026, cerca de 3,2 milhões de matrículas.

Todas as etapas da educação básica — creche e pré-escola, anos iniciais e anos finais do ensino fundamental e ensino médio — podem ser contempladas com o Escola em Tempo Integral. A ação é destinada a todos os entes federados, que poderão aderir voluntariamente ao programa e pactuar metas junto ao MEC, por meio do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec)

Informações Aline Melo

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook