Em Pernambuco, taxa de alfabetização da população quilombola de 15 anos ou mais é de 74,07%
Esse foi o primeiro Censo que coletou informações específicas da população quilombola Esse foi o primeiro Censo que coletou informações específicas da população quilombola

Foto: Agência Brasil
A população quilombola do Brasil atingiu uma taxa de analfabetismo 2,7 vezes maior que a média nacional. O país encontra-se com 7% da população analfabeta, enquanto as pessoas quilombolas estão com 18,9% – o que significa 192,7 mil pessoas com 15 anos ou mais de idade que não sabem ler e escrever. O levantamento foi feito pelo Censo 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em Pernambuco, os quilombolas de 15 anos ou mais de idade são 59.623 pessoas, 74,07% delas são alfabetizadas e 15.461 (ou 25,93%) não alfabetizadas.
Esse foi o primeiro Censo que coletou informações específicas da população quilombola – descendentes de comunidades que resistiram à escravização. A taxa de analfabetismo funciona como um indicador de resultado dos investimentos na educação básica e de jovens e adultos (EJA) nas últimas décadas.
A análise dos dados revela que, assim como acontece com o conjunto da população brasileira, entre os quilombolas o analfabetismo é crescente a partir da faixa etária de 18 e 19 anos. Entre esse grupo de idade, o índice é de 2,91%. Para o estrato de 50 a 54 anos, a taxa chega a 28,04%, enquanto entre os com 65 anos ou mais alcança 53,93%.
Com apuração da repórter Taynã Olimpia.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 30/04/2025
UFPE oferece 154 vagas para cursos de especialização à distância; Confira como se inscrever
Seleção será dividida em três grupos específicos
- Por REDAÇÃO
- 29/04/2025
Prefeitura do Recife oferece 318 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional; Confira como se inscrever
Aulas com início previsto para o dia 5 de maio
- Por REDAÇÃO
- 28/04/2025
Olimpíada Pernambucana de Informática 2025 abre inscrições para estudantes do ensino médio
Prazo segue até o dia 17 de maio
- Por REDAÇÃO
- 28/04/2025
Governo de Pernambuco assina início das obras no Liceu de Artes e Ofícios nesta segunda
A obra vai contar com um investimento de mais de R$ 23 milhões
- Por REDAÇÃO
- 28/04/2025
Aprendizagem na educação básica ainda não retomou níveis pré-pandemia
Estudo analisou desempenho de alunos em matemática e português
- Por REDAÇÃO
- 26/04/2025
Prazo para solicitação de isenção de taxa do Enem 2025 é prorrogado
Estudantes têm até o dia 2 de maio para pedir isenção e justificar...