Em resposta aos incidentes com tubarão, Raquel Lyra se reúne com representantes das universidades e prefeitos de Pernambuco
Foi assinado entre as partes um protocolo de intenções visando a cooperação técnica e científica

Foto: Janaina Pepeu/ Secom
Após três pessoas serem mordidas por tubarão em Pernambuco nos últimos 15 dias, a governadora Raquel Lyra se reuniu com representantes das universidades públicas para firmar a retomada dos trabalhos de pesquisa e monitoramento, que estavam suspensos desde 2015.
Na ocasião, que reuniu representantes das universidades Federal de Pernambuco (UFPE), Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e a Universidade de Pernambuco (UPE), foi assinado entre as partes um protocolo de intenções visando a cooperação técnica e científica para estudar e monitorar os tubarões no litoral pernambucano.
Durante o encontro, também foram sugeridas ações de informação, orientação e educação da sociedade, como explicou o professor e pesquisador do departamento de Engenharia de Pesca da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Paulo Oliveira.
Raquel Lyra também se reuniu virtualmente com a ministra da Ciência e Inovação, Luciana Santos, e o ministro da Pesca, André de Paula, ambos pernambucanos, para estruturar mais ações contra novos acidentes com tubarões no estado. Ainda na tarde desta terça-feira, a governadora esteve com prefeitos do Recife e da Região Metropolitana, para discutir o que será feito nos municípios a fim de evitar novas vítimas.
As duas últimas vítimas de tubarão seguem internadas no Hospital da Restauração, no centro do Recife. Um adolescente de 14 anos, que precisou ter a perna direita amputada, e uma jovem de 15 anos, que teve o braço esquerdo arrancado. Ambos seguem em observação e têm situação estável de saúde, de acordo com o mais recente boletim médico.
Ouça a matéria completa da repórter Taynã Olimpia no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 21/04/2025
Missa em sufrágio do Papa Francisco acontece no Santuário do Morro da Conceição nesta segunda
Cerimônia começará por volta das 18h30, aos pés da imagem da Imaculada...
- Por REDAÇÃO
- 18/04/2025
Recife entrega obras de contenção de encostas no Alto 13 de Maio
As intervenções fazem parte da Ação Inverno 2025
- Por REDAÇÃO
- 09/04/2025
Olinda moderniza sinalização do Sítio Histórico para valorizar turismo e patrimônio
Iniciativa inclui placas com QR Codes e conteúdos multilíngues;...
- Por REDAÇÃO
- 07/04/2025
Justiça determina retirada de fiação aérea no Sítio Histórico de Olinda
Decisão que rede elétrica seja embutida para preservar patrimônio tombado...
- Por REDAÇÃO
- 06/04/2025
Jaboatão anuncia nova ferramenta para reforçar alertas de chuvas
O DCA emite alertas severos e extremos de chuva intensa por meio do serviço...