Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Cidade

Emenda de R$126 milhões é incluída no Plano Plurianual da União para expansão da Linha Sul do Metrô do Recife

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Inclusão foi feita pelo deputado federal pelo Túlio Gadelha (PDT-PE)

Inclusão foi feita pelo deputado federal pelo Túlio Gadelha (PDT-PE)
31/01/2020
    Compartilhe:

Foi incluída uma emenda de  R$ 126.030.000 para obras da expansão da Linha Sul do Metrô do Recife (Metrorec) pelo deputado federal, Túlio Gadêlha (PDT-PE), ao Plano Plurianual da União (PPA 2020-2023), sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro. Durante entrevista ao programa CBN Recife, Túlio ressaltou que as obras irão ampliar não só de Pontezinha a cidade do Cabo, mas também haverá o  melhoramento do trecho entre Cajueiro Seco e Pontezinha. “Hoje, por exemplo, quem trabalha em Suape e sai do centro do Recife, leva cerca de 56 minutos a 1h para fazer determinado percurso que, nesse caso, poderá ser feito, segundo os cálculos da CBTU, em 12 minutos”, explica o deputado. 

Além disso, Túlio destacou que essa emenda de investimento da ampliação do sistema metroviário da Região Metropolitana do Recife é fundamental devido à condição precária dos trens, que atualmente são apenas 26 em condições de uso dos 40 de toda frota. “Desses 26 que estão em condição de uso existem 14 ainda que estão no sistema autofágico, onde se tira peça de um que funciona para colocar no outro que quebrou, ou seja, é um canibalismo por conta da falta de recursos que não são repassados para o sistema metroviário da Região Metropolitana do Recife”, afirma Gadelha. 

Em relação a efetivação das obras, o parlamentar pontuou que ainda haverá uma batalha no Congresso Nacional, junto ao poder público do Executivo Federal para fazer com que essa emenda seja, de fato, executada. “Ela consta no plano dentro do projeto, mas a execução dela, de fato, entre 2020 e 2023, só vai acontecer se a gente conseguir fazer a devida pressão no Governo Federal”, menciona Túlio.  

Confira outras informações na entrevista completa com Túlio Gadelha, disponível no play acima. 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook