Emergência policial de Pernambuco recebeu 252 trotes por dia em 2024
Trotes são realizados principalmente por crianças e adolescentes

Foto: Divulgação
A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) informou que, apenas em 2024, os números de emergência policial do Estado receberam mais de 90 mil trotes. Mas as falsas comunicações de ocorrências dificultaram o atendimento das equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, Científica e Corpo de Bombeiros em ocorrências reais.
Ao todo, o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods) registrou um total de 2.559.096 ligações para os números 190 e 193. Desse número, 92.196 foram trotes. Ou seja, uma média de 7 mil ligações por dia, das quais 252 eram falsas.
Segundo o gerente-geral do Ciods, coronel Alexandre Tavares, os trotes são feitos por pessoas de todas as idades, mas principalmente por crianças e adolescentes. “Por isso, é preciso reforçar a importância de conscientizar a população, incluindo as crianças e adolescentes, uma vez que a prática causa um prejuízo enorme para a Segurança Pública e também para o cidadão que realmente precisa do atendimento. Muitas vezes, o uso correto do serviço ajuda a salvar vidas”, esclareceu o coronel.
A prática de passar trotes é crime . A pena pode ser de 1 a 6 meses de detenção por falsa comunicação de crime ou de 1 a 3 anos por interrupção ou perturbação de serviço telefônico.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 14/06/2025
Colisão entre carro e ônibus escolar deixa uma pessoa morta em Carpina, na Mata Norte
Segundo a PRF, a suspeita é de que o veículo de passeio tenha atravessado a...
- Por REDAÇÃO
- 13/06/2025
Gilson Machado se apresentaria no São João de Caruaru no dia 24 de junho com a banda Brucelose
Cachê da apresentação deste ano não foi divulgado
- Por REDAÇÃO
- 13/06/2025
Pela segunda vez, voo entre Recife e Madri enfrenta problema técnico e retorna ao aeroporto
O avião deu cerca de 20 voltas sobre o oceano para diminuir o peso e pousar...
- Por REDAÇÃO
- 12/06/2025
Artefato explosivo é deixado no bairro do Pina, Zona Sul do Recife na manhã desta quinta-feira (12)
Esquadrão anti-bombas está no local
- Por REDAÇÃO
- 12/06/2025
Trabalhadores vítimas de condições análogas à escravidão são resgatados em Caruaru
Oriundos de diversos municípios do interior de Pernambuco, as vítimas...
- Por REDAÇÃO
- 11/06/2025
Rua no Recife ganhará o nome de Irmã Adélia em homenagem à religiosa pernambucana
Cerimônia de inauguração da nova placa acontecerá no próximo dia 18 de...