Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Projetos e Eventos

Empreendedorismo materno

Ouvir

Por: ANDRESSA vIVIANE

Ser uma mãe empreendedora impõe alguns desafios, mas conciliar a vida pessoal e profissional está entre os principais deles

Ser uma mãe empreendedora impõe alguns desafios, mas conciliar a vida pessoal e profissional está entre os principais deles

Foto: Rodrigo Pyrrho

06/05/2022
    Compartilhe:

O dia das mães costuma ser repleto de celebrações por todo o país. Porém precisamos ir além e refletir porque 3 em cada 7 mulheres sente medo de perder seu emprego se engravidar e 22% delas não conseguem voltar ao mercado após a chegada dos filhos. Ou seja, desde cedo as mulheres precisam superar o “viés da maternidade”, que é “a falsa crença de que as mulheres são menos comprometidas com suas carreiras  e ainda menos competentes”.

Cada vez mais, a mulher assume novas responsabilidades no mercado de trabalho. A mais recente pesquisa do IBGE divulgou que 43,8% dos trabalhadores, hoje, no Brasil, são mulheres; as mulheres passaram a assumir papéis que tempos atrás eram exclusivos dos homens, e ainda assim continuam sendo as principais  ou, em muitos casos, únicas  responsáveis na criação dos filhos.

35 % das mães dividem as responsabilidades, mas fazem a maior parte das tarefas.

30 % São mães “solo”

1 em cada 4 mulheres diz que divide as tarefas relacionadas à criação dos filhos

Conversamos com Mayana  Galvão que contou  um pouco sobre a sua vivência como mãe de 3 e empresária.

As mães empreendedoras respondem por nada mais nada menos que 55% das novas empresas que são abertas por mulheres. Desempenhar as duas funções ao mesmo tempo,  maternidade e empreendedorismo podem sim conviver de forma harmônica. Embora existam infelizmente algumas barreiras, o fato é que as mães empreendedoras são cada vez mais comuns no cenário empresarial brasileiro.

 

REPORTAGEM ANDRESSA VIVIANE

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook