Entidades públicas orientam a suspensão na vacinação de profissionais que não atuam em atividade de risco
A única exceção é para os profissionais que já tenham recebido a primeira dose da vacina, que poderão receber a segunda, para evitar desperdício do imunizante

Foto: Shutterstock via G1
Uma recomendação orienta a suspensão de imunizações contra a covid-19 de profissionais de saúde que não atuem no atendimento direto a pacientes, na vigilância, na regulação ou na gestão. A norma vem do Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco (PE), Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE), Ministério Público do Trabalho (MPT) e defensorias públicas da União (DPU) e do Estado de PE (DPPE).
O objetivo é suspender imediatamente a vacinação dos profissionais de saúde que atuem em estabelecimentos de serviços de interesse à saúde, como academias de ginásticas, clubes, salões de beleza, clínicas de estética, óticas, estúdios de tatuagem e estabelecimentos de saúde animal. A úncia exceção é para os profissionais que já tenham recebido a primeira dose da vacina, que poderão receber a segunda, para evitar desperdício do imunizante.
Municípios destinatários das recomendações:
- Abrangência da PRPE: Recife (veja a íntegra da recomendação anexa), Abreu e Lima, Carpina, Igarassu, Lagoa do Itaenga, Olinda, São Lourenço, Chã de Alegria, Ilha de Itamaracá, Araçoiaba, Limoeiro, Tracunhaém, Bom Jardim, Feira Nova, Paudalho, Buenos Aires, Camaragibe, Jaboatão Dos Guararapes, Paulista, Moreno, Glória Do Goitá, Pombos, Itapissuma, João Alfredo, Machados, Lagoa do Carro, Nazaré da Mata, Vitória de Santo Antão (íntegra da recomendação).
- Abrangência da PRM Petrolina/Juazeiro: Afrânio, Dormentes, Lagoa Grande, Petrolina, Santa Maria da Boa Vista, Campo Alegre de Lourdes, Casa Nova, Curaçá, Juazeiro, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé, Sobradinho, Uauá (íntegra da recomendação).
- Abrangência da PRM Palmares: Água Preta, Barreiros, Belém de Maria, Catende, Gameleira, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Maraial, Palmares, Ribeirão, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, Tamandaré, Xexéu (íntegra da recomendação).
- Abrangência da PRM Garanhuns: Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçado, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Ibirajuba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmeirina, Paranatama, Quipapá, Saloá, São Bento do Una, São João, Terezinha, Alagoinha, Arcoverde, Buíque, Ibimirim, Inajá, Itaíba, Manari, Pedra, Pesqueira, Poção, Sertânia, Tupanatinga, Venturosa (íntegra da recomendação).
Confira mais informações na reportagem de Fernando Alvarenga, clicando no play acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 02/07/2025
Recife amplia vacinação contra meningite bacteriana; confira locais e documentos necessários
Dose de reforço está disponível para crianças de 12 meses de idade
- Por REDAÇÃO
- 02/07/2025
Hospital Geral da Mirueira, em Paulista, inaugura 12 leitos para mulheres dependentes de álcool e drogas
Internação será, preferencialmente, de curta duração
- Por REDAÇÃO
- 30/06/2025
Ministério da Saúde amplia proteção contra meningite com nova vacina para crianças
Reforço aos 12 meses passa a ser feito com a vacina meningocócica ACWY, que...
- Por REDAÇÃO
- 26/06/2025
HR já registra 41 atendimentos em vítimas de queimaduras neste mês de junho
A maior concentração de casos de queimaduras ocorreu entre os dias 24 e 25
- Por REDAÇÃO
- 26/06/2025
Dose de reforço de vacina contra meningite terá proteção maior
Bebês de 12 meses agora serão imunizados contra quatro sorotipos
- Por REDAÇÃO
- 25/06/2025
Ministério da Saúde confirma que vacina contra a dengue deve estar disponível no início de 2026
Imunizante está sendo desenvolvido pelo Instituto Butantan