“Estamos vivendo o pior momento da pediatria em muitos anos”, afirma Secretário André Longo sobre crise de leitos infantis e neonatais em Pernambuco
Pernambuco tem atualmente, no total, 96 bebês e crianças em filas de espera para UTI e enfermaria

Foto: g1
Em Pernambuco, a falta de leitos de UTI infantil e neonatal para comportar crianças com quadros respiratórios graves tem feito crescer a fila de espera para o público. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) é contabilizado um aumento de 25% nos casos de infecções respiratórias graves entre crianças de até 5 anos. Dois bebês já morreram na espera de um leito de UTI.
Em coletiva de imprensa para tratar do assunto, na última semana, o Secretário de Saúde do Estado, André Longo, detalhou os números afirmando que esse é o pior momento da pediatria em Pernambuco em anos. Ele aproveitou a ocasião para exaltar, mais uma vez, a importância da vacinação do público infantil.
Até a última atualização desta reportagem, o painel de ocupação de leitos totais de Pernambuco apresentava 59 pessoas na fila de espera para leitos em UTI, sendo 43 solicitações para a UTI Infantil, e 9 para a Neonatal. Quanto às solicitações ativas em enfermarias, 37, do total de 40 pedidos, são para leitos infantis.
Confira mais informações na reportagem de Assíria Florêncio, disponível no play acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 09/06/2025
Pernambuco lidera transplantes renais no Norte e Nordeste e alcança 4ª posição nacional
Estado registra 624 transplantes entre janeiro e abril de 2025 e projeta...
- Por REDAÇÃO
- 06/06/2025
Pernambuco abre 36 novos leitos pediátricos devido crise de SRAG em crianças
A medida foi tomada uma semana após o decreto de situação de emergência
- Por REDAÇÃO
- 05/06/2025
Recife terá primeiro centro de equoterapia em hospital público do Nordeste voltado ao TEA
Novo Hospital da Criança contará com Núcleo de Desenvolvimento Integral e...
- Por REDAÇÃO
- 04/06/2025
SES-PE abre inscrições para bolsas integrais em cursos de saúde através do FormaSUS; confira
Inscrições podem ser realizadas até o dia 18 de junho
- Por REDAÇÃO
- 03/06/2025
Hospital das Clínicas realiza implante inédito no SUS em Pernambuco
O procedimento consiste no implante de um sistema de válvulas cardíacas
- Por REDAÇÃO
- 02/06/2025
Prefeitura do Recife oferece 1.600 exames gratuitos no Mamógrafo Móvel em junho; confira
Ação percorre 20 pontos da capital e visa o diagnóstico precoce do câncer...