
Por nota, a universidade afirmou não ter recebido denúncia alguma através dos canais oficiais da instituição

Foto: Reprodução/Wikimapia
Estudantes do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), têm denunciado que a falta de segurança no prédio está acarretando em casos de assédio.
O mais recente teria acontecido no dia 1º deste mês de março. A estudante que vivenciou a situação detalha que assim que chegou ao CFCH, por volta das 19h30 daquele dia, foi ao banheiro do 11º andar do prédio.
Por estar com as luzes apagadas e por saber do histórico de assédios acontecidos na localidade, a garota descreve que acendeu as luzes e checou, de cabine em cabine, para ter certeza de que não havia ninguém escondido.
Mas a estudante afirma que “assim que eu fui olhar o terceiro banheiro, havia apenas uma brecha aberta e tinha um homem olhando por ela. Ele estava vestindo uma blusa vermelha, relógio preto, e, pelo o que eu pude ver, ele estava sem calça”.
A jovem continua o relato detalhando que o homem estava totalmente em silêncio e que tudo aconteceu muito rápido. Que saiu do banheiro logo em seguida e foi direto para a sala de aula.
Com o novo relato, o CFCH atinge o número de quatro casos de assédios acontecidos nos últimos sete meses. O Diretório Acadêmico de História afirmou, através de nota de repúdio publicada, que “o descaso da direção do prédio, faz perpetuar uma história de impunidade e silêncio na Universidade” e que a “insegurança tem se espalhado mais a cada dia”.
Os estudantes denunciam situações ainda mais graves: um caso de estupro teria acontecido com uma graduanda de um dos cursos do Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE. A situação teria chegado ao conhecimento da coordenação do curso, “que nada fez no intuito de tentar não espalhar a notícia”.
“São alunos com medo de ir para aula por causa de professor que assedia, por causa de racismo que sofre das abordagens de seguranças terceirizados”, completa a estudante.
O que diz a UFPE
A equipe da CBN Recife procurou a Universidade Federal de Pernambuco, que afirmou, através de nota, não ter recebido “nenhum registro de ocorrência pelos canais oficiais da instituição referente a casos de assédio no Campus Recife no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)”.
Mas disse ainda que “o Gabinete do Reitor recebeu a chefia do Departamento de História, juntamente com a Direção do Centro e representação do Diretório Acadêmico do curso, onde se colocou à disposição para atuar sempre a partir do registro de ocorrência pelas vítimas e buscar soluções de qualificação de segurança a partir de demandas do Conselho do Centro”.
Confira mais informações na reportagem de Assíria Florêncio, com produção de Israel Teixeira, disponível no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 21/03/2023
Professores do Recife decidem sobre greve nesta terça-feira
Desde 8 de março o estado de greve se mantém sem novas propostas de...
- Por REDAÇÃO
- 16/03/2023
Pré-selecionados no Fies devem finalizar inscrição até esta sexta-feira
O candidato deverá validar as informações declaradas no cadastro em até...
- Por REDAÇÃO
- 16/03/2023
MPPE promove audiência pública no Recife sobre educação inclusiva nas escolas particulares
A finalidade acompanhar o processo escolar de inclusão das pessoas com...
- Por REDAÇÃO
- 15/03/2023
Inscrições para o Enem 2023 serão realizadas de 5 a 16 de junho
As datas de aplicação de prova continuam sendo em novembro
- Por REDAÇÃO
- 14/03/2023
Espaço Ciência retoma visitação de segunda a sexta-feira
O museu estava fechado há um mês para obras de manutenção
- Por REDAÇÃO
- 14/03/2023
Sisu: UFPE segue sem data definida para convocação dos novos candidatos
O resultado da lista de espera foi divulgado na última sexta-feira (10), com...