Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Acontece

Férias escolares: importância de brincadeiras sem telas para as crianças

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Também é importante estabelecer horários para acordar, dormir e se alimentar, a fim de manter um ritmo de rotina saudável

Também é importante estabelecer horários para acordar, dormir e se alimentar, a fim de manter um ritmo de rotina saudável

Foto: Marcelo Brandt/G1

13/12/2023
    Compartilhe:

Com a chegada das férias escolares, é comum que os pais sintam dificuldades em preencher a rotina das crianças, fazendo com que o uso de telas seja uma alternativa escolhida para integrar a programação. 

Perigo das telas e opções de brincadeiras 

No entanto, a psicopedagoga Georgia Feitosa alerta que, embora a tecnologia possa ser uma aliada em vários momentos, o excesso de brincadeiras com dispositivos eletrônicos é prejudicial ao desenvolvimento infantil. Por isso, é interessante incentivar e proporcionar brincadeiras tradicionais ao ar livre, jogos de tabuleiro, pinturas ou outras atividades que estimulem a criatividade da criança. 

Georgia ressalta que essas brincadeiras colaboram para o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças, além de fortalecer os laços familiares e criar memórias afetivas. 

Manter uma rotina estruturada é fundamental 

Além disso, também é comum que os horários e rotina das crianças fiquem mais flexíveis durante as férias, mas a psicopedagoga afirma que manter uma rotina estruturada é fundamental para o bem-estar da criança. Por isso, é importante estabelecer horários para acordar, dormir e se alimentar, a fim de manter um ritmo de rotina saudável que possibilite um bom aproveitamento do tempo livre. 

Ouça a matéria da repórter Aline Melo no 'Play' acima. 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook