Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Recife

Festa do Carmo é marcada por histórias de fé e devoção à padroeira do Recife


Por: REDAÇÃO Portal

Recifenses e peregrinos visitam a Basílica do Carmo para pedir por um mundo melhor

15/07/2025
    Compartilhe:

Recifenses e peregrinos visitam a Basílica do Carmo para pedir por um mundo melhor

Foto: Mayara Amancio/CBN Recife

A Festa de Nossa Senhora do Carmo simboliza a fé do recifense e dos peregrinos que, por mais um ano, neste 16 de julho, visitam à Basílica do Carmo para render graças e pedir bênçãos à padroeira da capital pernambucana. A Ir. Lígia, da Congregação das Filhas de Nossa Senhora do Divino Amor, fala que a emoção toma conta sempre que entra na igreja.

“É uma devoção que eu tenho desde pequena, por causa da minha mãe. Ela faleceu, mas sempre teve essa devoção, que hoje carrego comigo. Eu amo Nossa Senhora do Carmo de coração”, afirmou. 

Foto: Mayara Amâncio/CBN Recife

Quem também tem uma relação familiar com Nossa Senhora é Cristiane Amâncio, moradora da Macaxeira, no Recife. Ela levou a mãe, Maria do Carmo, para, juntas, pedirem intercessão pelo patriarca da família, que está hospitalizado. 

“Acreditamos muito em Nossa Senhora, na intercessão dela na vida da nossa família, na minha vida, na vida da minha mãe. Ela mostra esse caminho de fé e esperança, junto a Jesus. Nos outros anos, viemos principalmente na procissão. Mas hoje estou aqui para pedir pelo meu pai. E enquanto tiver saúde, sempre virei”, garantiu.

Foto: Mayara Amâncio/CBN Recife

Expectativa e devoção

Nos 11 dias de festa, somando o novenário, a preparação e o dia de Nossa Senhora do Carmo, mais de 1,5 milhão de fiéis passam pelo templo religioso, um dos principais cartões postais no Centro do Recife. E para receber todo esse público, os preparativos são iniciados com bastante antecedência, como conta o Frei Cidmário Bezerra, reitor da Basílica do Carmo.

“É um desafio, mas ao mesmo tempo, uma graça saber que a nossa comunidade carmelita, aqui da Região Metropolitana, se reúne durante meses, em várias reuniões para pensar naquilo que vamos oferecer para os fiéis. Então, eu não me sinto só. Eu me sinto como comunidade, de mãos unidas, para oferecer o melhor ao povo de Deus”, relatou. 

Foto: Lucas Arruda/CBN Recife

E de modo especial, neste ano, uma procissão luminosa ganhará as ruas do Centro do Recife para marcar o fim da Festa de Nossa Senhora de Carmo. Frei Cidmário revela que, particularmente, espera ver mais do que a luz das das velas.

“A minha expectativa é que os devotos, de fato, venham, como todos os anos venham para essa grandiosa procissão de Nossa Senhora do Carmo, mas que tragam, principalmente, a vela do coração acesa. Ela é o símbolo daquilo que queremos expressar diante do mundo”, afirma. 

Foto: Mayara Amâncio/CBN Recife

Oração

Há quem reze em silêncio, quem levante as mãos para louvar, e também quem esteja marcado com a cor da devoção à Nossa Senhora do Carmo: o amarelo. E segundo a recifense Ana Alice, de 56 anos, todo esse cuidado pode ser resumido em uma palavra: gratidão.

“Tudo que eu peço a Ela, eu alcanço. Sou muito devota de Nossa Senhora, muito. É muito lindo estar aqui, e o fato de vir de amarelo simboliza tudo. É a fé que eu tenho nela, a esperança de um mundo melhor. E hoje eu peço por todos nós”, sorriu.

Foto: Mayara Amâncio/CBN Recife

Em 329 anos, cada festa de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife, tem algo de diferente. Para os fiéis de todos os lugares, a presença na Basílica renova a fé e faz crer em dias melhores; mas, sobretudo, na proteção de Maria ao longo de mais um ano.

Reportagem - Lucas Arruda

Not��cias Relacionadas

Comente com o Facebook