Fiocruz-PE aborda envelhecimento trans e desafios da comunidade LGBTQIAP+ em debate aberto nesta quinta
Evento público discutirá temas como abandono, solidão e saúde mental, destacando a importância de direitos iguais para pessoas idosas da comunidade LGBTQIAP+

Foto: Raphael Renter/Unsplash - Via G1
A Fundação Oswaldo Cruz de Pernambuco (Fiocruz-PE) vai realizar um debate público nesta quinta-feira (17) às 9h, abordando o envelhecimento trans. O evento vai explorar temas como abandono, solidão, sexualidade e dignidade, focando especialmente em pessoas transsexuais e travestis.
A discussão será conduzida pela antropóloga Jô Menezes, uma das autoras do estudo "Travesti também envelhece", da ONG Gestos, a educadora comunitária Biancka Fernandes do INI/Fiocruz e a psicóloga Júlia Bueno também compartilharão perspectivas sobre o envelhecimento trans. A mediação ficará a cargo de Antônio Moreira, coordenador do NDI da Fiocruz.
De acordo com os últimos dados do Censo de 2022, a população idosa vem aumentando no Brasil, assim aumentando a necessidade de garantir direitos igualitários e qualidade de vida especialmente para a comunidade LGBTQIAP+.
O evento acontecerá gratuitamente e sem prévio agendamento na sala de aula 1 da Fiocruz Pernambuco, localizada dentro do campus da Universidade Federal de Pernambuco, no bairro da Cidade Universitária, Zona Oeste do Recife. O debate também será transmitido ao vivo pelo YouTube da Fiocruz-PE.
Ouça a nota da repórter Clara dos Anjos clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 30/04/2025
UFPE oferece 154 vagas para cursos de especialização à distância; Confira como se inscrever
Seleção será dividida em três grupos específicos
- Por REDAÇÃO
- 29/04/2025
Prefeitura do Recife oferece 318 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional; Confira como se inscrever
Aulas com início previsto para o dia 5 de maio
- Por REDAÇÃO
- 28/04/2025
Olimpíada Pernambucana de Informática 2025 abre inscrições para estudantes do ensino médio
Prazo segue até o dia 17 de maio
- Por REDAÇÃO
- 28/04/2025
Governo de Pernambuco assina início das obras no Liceu de Artes e Ofícios nesta segunda
A obra vai contar com um investimento de mais de R$ 23 milhões
- Por REDAÇÃO
- 28/04/2025
Aprendizagem na educação básica ainda não retomou níveis pré-pandemia
Estudo analisou desempenho de alunos em matemática e português
- Por REDAÇÃO
- 26/04/2025
Prazo para solicitação de isenção de taxa do Enem 2025 é prorrogado
Estudantes têm até o dia 2 de maio para pedir isenção e justificar...