FPF se posiciona após clubes pernambucanos discutirem sobre arbitragem
Federação afirma que VAR será implantado a partir das fases eliminatórias

Foto: Reprodução/Rafael Vieira/FPF
Diante da polêmica em relação a arbitragem nos jogos do campeonato estadual, os representantes dos clubes pernambucanos, Náutico, Retrô, Santa Cruz e Sport se reuniram para discutir e pedir um posicionamento da Federação Pernambucana de Futebol (FPF) para que árbitros de fora do estado sejam colocados para atuarem nas competições, e a inclusão do árbitro de vídeo, também conhecido como VAR.
O pedido foi feito através de uma solicitação formal após a reunião realizada na última segunda-feira (27). Em nota publicada nas redes sociais, os clubes esperam que a competição se torne mais justa e equilibrada para todos os dez clubes.
Vale lembrar que no último domingo (26), a árbitra Deborah Cecília e o assistente nº1 José Romão foram afastados pela Comissão de Árbitros para estudo e recondicionamento técnico, após reconhecerem infração no lance do segundo gol do Timbu no Clássico das Emoções.
Ainda na segunda-feira, a Federação respondeu por meio de nota, a reivindicação dos clubes e manifestou o compromisso com a transparência em relação aos jogos do estadual e informou que há possibilidade da escalação de arbitragem externa, como consta nas diretrizes da CBF.
“É possível a solicitação, desde que os critérios previamente estabelecidos sejam seguidos. As solicitações serão encaminhadas à Comissão Nacional de Arbitragem e serão analisadas jogo a jogo”.
A FPF ainda frisa que, conforme foi discutido no Conselho Técnico da competição, os clubes participantes podem solicitar arbitragem externa desde que estes estejam presentes no quadro da FIFA.
Entretanto, sobre o VAR, é necessária a aprovação do Conselho Técnico e afirma que o recurso será implantado a partir das fases eliminatórias.
Confira abaixo as notas dos clubes e também da FPF na íntegra.
Nota dos clubes
“Após reunião realizada nesta segunda-feira (27/01) entre representantes de Náutico, Retrô, Santa Cruz e Sport, os quatro clubes fecharam o entendimento inédito da necessidade de utilização do VAR nos jogos do Campeonato Pernambucano 2025 que os envolverem, além da escalação de árbitros de fora do quadro da Federação Pernambucana de Futebol.
Através de uma solicitação formal à Federação Pernambucana de Futebol (FPF), os quatro clubes exigem que as medidas sejam adotadas com o objetivo de garantir uma competição mais justa e equilibrada entre todos os 10 clubes.
A decisão conjunta é fruto da preocupação com o futebol pernambucano e busca assegurar que erros e falhas de árbitros possam ser minimizados, tornando o campeonato mais íntegro para todos os envolvidos”.
Nota da Federação
"A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) reafirma o compromisso com a transparência, a imparcialidade e o desenvolvimento do futebol pernambucano. Em respeito à nota divulgada pelos clubes Náutico, Santa Cruz, Retrô e Sport, esclarecemos os seguintes pontos:
1 – Escalação de árbitros de fora do estado
Em conformidade com as diretrizes da CBF para as federações estaduais, ressaltamos que, em qualquer estado, é possível a solicitação de arbitragem externa, desde que os critérios previamente estabelecidos sejam seguidos. As solicitações serão encaminhadas à Comissão Nacional de Arbitragem e serão analisadas jogo a jogo. Conforme discutido e acordado no Conselho Técnico do Campeonato Pernambucano Betnacional 2025, os clubes participantes podem solicitar a escalação de fora do estado, desde que esses seja pertencentes ao quadro da Fifa.
Utilização do VAR
Sobre a utilização do árbitro assistente de vídeo (VAR), segundo diretrizes da CBF, é necessária a aprovação única e exclusivamente do Conselho Técnico. Reiteramos que, por questões de isonomia entre todos os clubes participantes e em conformidade com a decisão tomada no Conselho Técnico, o VAR será implantado a partir das fase eliminatórias do Campeonato Pernambucano. Essa decisão foi tomada considerando fatores técnicos, logísticos e financeiros, visando atender de forma equilibrada a todas as equipes envolvidas.
A FPF permanece aberta ao diálogo com os clubes e reforça a importância de que as discussões e decisões sigam os trâmites definidos nos fóruns apropriados, sempre com o objetivo de fortalecer o Campeonato Pernambucano e preservar a integridade da competição".
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 26/07/2025
12° edição do Recife Bom de Bola começa neste sábado, no Parque do Caiara
Os jogos devem ocorrer até o mês de dezembro
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
CBTU informa que o Metrô do Recife funcionará neste domingo por conta da partida entre Santa Cruz e Treze-PB na Arena Pernambuco
Operação da Linha Centro será estendida até às 23h no domingo (27) para...
- Por REDAÇÃO
- 17/07/2025
Sport repudia invasão de organizada, agressão e intimidação a atletas no Centro de Treinamento
O episódio aconteceu nesta quarta-feira (16), na Guabiraba, Zona Norte do...
- Por REDAÇÃO
- 11/07/2025
PM mobiliza mais de 500 policiais para partida entre Santa Cruz-PE e Santa Cruz-RN neste domingo
Efetivo reforçado vai atuar dentro e fora do Arruda para garantir a...
- Por REDAÇÃO
- 08/07/2025
Fluminense encara Chelsea por vaga na final do Mundial de Clubes
Times brasileiro e britânico duelam às 16h desta terça-feira nos EUA
- Por REDAÇÃO
- 03/07/2025
Hugo Calderano é impedido de entrar nos EUA por ter visitado Cuba em 2023
Regra americana impede entrada de estrangeiros que estiveram na ilha após...