Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Pernambuco

Galo Gigante tem penas feitas com 2 mil metros de lonas de banner reaproveitadas

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Escultura está em processo final de montagem e será inaugurada dia 7 de fevereiro

Escultura está em processo final de montagem e será inaugurada dia 7 de fevereiro

Foto: Andressa Viviane/CBN Recife

31/01/2024
    Compartilhe:

Já está quase pronto o Galo Gigante da Paz. Com 28m de altura, a escultura tradicional, que marca o início do Carnaval do Recife, será inaugurada dia 7 de fevereiro na ponte Duarte Coelho, no bairro da Boa Vista, centro da cidade. Com inovação e respeito à tradição, o ícone carnavalesco deste ano foi confeccionado com mais de 90% de materiais reutilizados.

A arte plumária é feita com 1000 penas elaboradas manualmente a partir de 2 mil metros de lona de banner que seriam descartados. Para trazer mais brilho à alegoria, a cauda será adornada com serpentinas feitas com mosaico de CDs e DVDs. E as tramas da renda renascença, que ornamentam o peito do galo, foram feitas com mais de 500 m de conduítes (canos sanfonados) de plástico pintados de branco.

Outro destaque são as pernas cobertas por franjas feitas de macramê, arte elaborada por artesãs de Caraibeiras, terra do povo Pankararu. De acordo com Leopoldo Nóbrega, artista plástico que assina o Galo Gigante, incluir o trabalho têxtil é uma forma de projeção nacional da arte local.

O design das franjas, inspiradas nas varandas das redes, foi desenvolvido especialmente para a escultura. Após o carnaval, o modelo será replicado em produtos que serão comercializados pelos artesãos locais.

Já a pintura do galo é feita por grafiteiros do Recife, que utilizam a técnica comumente aplicada em murais para trazer cores ao galo gigante. Ainda em diálogo com a modernidade, o galo vem com uma tatuagem do símbolo da paz na asa, reforçando o tema deste ano que levanta a bandeira da harmonia entre os povos.

Ouça matéria da repórter Taynã Olimpia no ‘play’ acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook