Escultura está em processo final de montagem e será inaugurada dia 7 de fevereiro

Foto: Andressa Viviane/CBN Recife
Já está quase pronto o Galo Gigante da Paz. Com 28m de altura, a escultura tradicional, que marca o início do Carnaval do Recife, será inaugurada dia 7 de fevereiro na ponte Duarte Coelho, no bairro da Boa Vista, centro da cidade. Com inovação e respeito à tradição, o ícone carnavalesco deste ano foi confeccionado com mais de 90% de materiais reutilizados.
A arte plumária é feita com 1000 penas elaboradas manualmente a partir de 2 mil metros de lona de banner que seriam descartados. Para trazer mais brilho à alegoria, a cauda será adornada com serpentinas feitas com mosaico de CDs e DVDs. E as tramas da renda renascença, que ornamentam o peito do galo, foram feitas com mais de 500 m de conduítes (canos sanfonados) de plástico pintados de branco.
Outro destaque são as pernas cobertas por franjas feitas de macramê, arte elaborada por artesãs de Caraibeiras, terra do povo Pankararu. De acordo com Leopoldo Nóbrega, artista plástico que assina o Galo Gigante, incluir o trabalho têxtil é uma forma de projeção nacional da arte local.
O design das franjas, inspiradas nas varandas das redes, foi desenvolvido especialmente para a escultura. Após o carnaval, o modelo será replicado em produtos que serão comercializados pelos artesãos locais.
Já a pintura do galo é feita por grafiteiros do Recife, que utilizam a técnica comumente aplicada em murais para trazer cores ao galo gigante. Ainda em diálogo com a modernidade, o galo vem com uma tatuagem do símbolo da paz na asa, reforçando o tema deste ano que levanta a bandeira da harmonia entre os povos.
Ouça matéria da repórter Taynã Olimpia no ‘play’ acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 08/02/2025
Após diminuição das chuvas, Compesa retoma distribuição de água na RMR
A retomada acontece de acordo com o calendário de abastecimento de cada...
- Por REDAÇÃO
- 06/02/2025
Comissária de bordo fica ferida após turbulência de aeronave em voo para o Recife
Tripulante teve uma entorse no tornozelo e recebeu atendimento médico após...
- Por REDAÇÃO
- 05/02/2025
Inmet renova alerta vermelho para chuvas até esta quinta-feira; confira
O boletim tem validade até às 8h da quinta-feira (6)
- Por REDAÇÃO
- 02/02/2025
Detran-PE: serviço on-line facilita instalação de placas de carros perdidas na chuva
Condutores que perderam suas placas poderão acessar o site do Detran-PE até...
- Por REDAÇÃO
- 30/01/2025
Carnaval 2025: governo e cidades do interior discutem ações de segurança durante reunião
Representantes municipais das cidades de Paudalho, Nazaré da Mata, Bezerros,...